Santuário Arquidiocesano

Catedral Cristo Rei

08h
- Missa

10h30
- Missa
17h
- Missa
Você está em:

“Com Deus tem jeito”: acolhimento à população de rua na Catedral Cristo Rei


Alexson Fernandes teve casa e emprego, mas perdeu tudo e hoje vive na região da Praça da Estação, em Belo Horizonte. Ele destaca o medo e a insegurança que fazem parte do seu cotidiano. “Não sabemos se quem se aproxima de nós pretende nos ajudar ou agredir”, pontua. Alexson foi uma das 350 pessoas com trajetória de rua acolhidas na Catedral Cristo Rei, a partir da iniciativa “Com Deus tem jeito”. Trata-se de um grande mutirão, organizado pela Obra Lumen de Evangelização, com a participação de comunidades e pastorais da Igreja Católica.

No início da manhã deste sábado, 5 de novembro, ônibus disponibilizados pela Igreja levaram os mais pobres à Catedral Cristo Rei, para uma programação que contemplou cuidados com a higiene pessoal, palestras, testemunhos e momentos de oração. Aqueles que se reuniram na Catedral, além da trajetória de rua, partilham um sonho: reconstruir a própria vida, a exemplo do que fez Francisco Lima, que já foi sem-teto e hoje ajuda no resgate dos excluídos. “Fui para as ruas ainda jovem, após sofrer com a violência dentro de casa. Consegui me reerguer com a ajuda da Igreja. Hoje, me sinto devedor de quem ainda vive nas ruas. Quero ajudar o maior número de pessoas que conseguir”, conta Francisco, que partilha a sua história, em palestras, para mostrar aos que estão nas ruas a possibilidade de uma transformação.

As palestras e momentos de oração que fizeram parte do evento buscaram justamente promover o resgate da autoestima de quem também sofre com o descaso da sociedade. “A missão da Igreja, em continuidade à missão de Nosso Senhor Jesus, é buscar quem está à margem. O Papa Francisco tem insistido em falar sobre o valor da vida humana. Ninguém é descartável”, acentua o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Júlio César Gomes Moreira, que acompanhou todo o encontro e presidiu a Missa que o concluiu.

Os acolhidos na Catedral Cristo Rei, durante todo o dia, tiveram oportunidade do autocuidado, de tomar um banho, recebendo kit de higiene. Logo cedo, foram acolhidos com um café da manhã. Depois da programação matinal, foi servido um saboroso almoço, preparado no Convivium Cristo Rei, infraestrutura da Catedral. Ao final do evento, os amparados receberam um lanche. A todos, foi oferecida a possibilidade de deixar as ruas, com encaminhamento para instituições de acolhimento. Aqueles que aceitaram, já saíram da Catedral rumo às instituições parceiras.

A imprensa dedicou ampla cobertura ao evento. Clique nos links e veja as reportagens

TV Globo

TV Horizonte

TV Canção Nova

Rádio Itatiaia

Jornal O Tempo

VEJA TAMBÉM