Santuário Arquidiocesano

Catedral Cristo Rei

08h
- Missa

10h30
- Missa
17h
- Missa
Você está em:

Catedral Cristo Rei: concretagem do templo é concluída – veja fotos

As Missas na Catedral Cristo Rei, em breve, não mais serão celebradas em seu auditório: os fiéis poderão se reunir na Tenda da Paz, o templo da Catedral. A  concretagem final do templo foi realizada com êxito nesta quinta-feira, 10 de novembro, mobilizando uma equipe com mais de 100 trabalhadores. A oitava e última etapa ocorre no mês em que a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, a Festa de Cristo Rei, uma coincidência especial que torna ainda mais marcante a conclusão do templo. A concretagem final cobriu o ponto mais alto do templo, que poderá receber até cinco mil fiéis.

A inauguração da Tenda da Paz, templo da Catedral, deve ocorrer em fevereiro, quando a Arquidiocese de Belo Horizonte celebra 102 anos de criação. “Iniciamos os preparativos para a inauguração de um grande coração: a Tenda da Paz, o templo da Catedral Cristo Rei. Sua forma elíptica remete ao globo terrestre, nossa Casa Comum, que a todos acolhe, obra da criação de Deus. As linhas arquitetônicas, magistralmente traçadas por Oscar Niemeyer, podem também remeter a inteligência humana ao ventre materno, de Maria, sacrário de Jesus, o Verbo de Deus Encarnado, de onde também nasce e se fortalece a Igreja – o Povo de Deus”, afirma o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, que acrescenta: “A Catedral Cristo Rei é a Igreja-Mãe de todas as comunidades de fé, em rede, na nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte. O seu templo, a Tenda da Paz, brevemente será o lugar onde vamos nos encontrar para os momentos de oração e espiritualidade, fortalecendo a nossa interioridade à luz da fé, proclamando a Palavra de Deus, para que possamos ajudar o mundo a mudar, promovendo o bem, a solidariedade e a fraternidade.”

 

Concretagem histórica

 

As obras da Catedral Cristo Rei estão concentradas, desde junho do ano passado, no setor que será o templo, contemplando concretagens realizadas a cada mês. A metodologia elaborada, a partir do projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, estabeleceu concretagens em formato de oito grandes anéis. Os “anéis” formaram paredes e a cobertura do templo, que remete ao globo terrestre e poderá receber até cinco mil pessoas.

 

Igreja-Mãe

 

A história da Catedral Cristo Rei começa há mais de um século, quando a Arquidiocese de Belo Horizonte foi criada e seu primeiro arcebispo, dom Antônio dos Santos Cabral, planejou construí-la – catedral é a Igreja-Mãe de uma diocese ou arquidiocese. Diante dos desafios da época, o sonho foi adiado e, neste terceiro milênio, retomado com atualizações. A convite do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, o arquiteto Oscar Niemeyer apresentou uma concepção arquitetônica em 2010 e, em 2013, a Catedral Cristo Rei começou a ser construída, no epicentro geográfico da Arquidiocese de Belo Horizonte, que contempla a capital mineira e outros 27 municípios. A partir do novo projeto, a infraestrutura da Catedral Cristo Rei contempla ambientes dedicados ao cuidado com os pobres, à inclusão social a partir da cultura e da educação. No centro do conjunto arquitetônico, contornado por uma grande praça – a Praça das Famílias – está o templo, a Tenda da Paz.

 

A Catedral Cristo Rei está sendo construída com a força da solidariedade, a partir de doações. Clique aqui e vamos juntos edificar a nossa Igreja-Mãe.

VEJA TAMBÉM