Você está em:

Obra social ajuda estudantes dos bairros Camargos, Vila Oeste e Santa Maria

A volta às aulas movimenta ainda mais a Paroquia Imaculada Conceição, com o retorno das crianças e adolescentes acolhidos pela Obra Social Queridos Filhos, nos períodos em que não estão em horário escolar. São 70 estudantes de famílias dos bairros Santa Maria, Vila Oeste e Camargos que recebem acompanhamento pedagógico, aulas de inclusão digital, além de participarem de atividades esportivas e oficinas de arte e artesanato.

O objetivo dos educadores é garantir que essas crianças e adolescentes sejam acolhidos, sintam-se amados, tenham seus direitos assegurados e a integridade física e psicológica preservadas. Nessa missão, recebem especial atenção as ações de resgate e fortalecimento dos vínculos familiares e de promoção da cidadania. Para a realização desse trabalho, a Obra Social Queridos Filhos conta com a sensibilidade de pessoas comprometidas, leigas e religiosas, alinhadas com os princípios, crenças e valores humanitários.

Essas pessoas de boa vontade trabalham unidas na realização de um trabalho tão necessário que é nortear a educação de crianças e adolescentes, incentivando-os a dedicarem o tempo fora da escola a atividades que ajudem no desenvolvimento da criatividade e  na ampliação do conhecimento.

O projeto tem por característica a valorização do potencial humano de cada uma das crianças e adolescentes, seus saberes, sua criatividade, suas potencialidades e também as dificuldades, carências e o jeito próprio de ser. Tudo isto é possível com uma prática cotidiana que se inicia numa roda de conversa e com o café da manhã, seguido do acompanhamento pedagógico, oficinas, brincadeiras e almoço, e a tarde o acolhimento se dá também na roda seguido do acompanhamento, oficinas, brincadeiras e o jantar.

Mesmo sendo respeitada na comunidade, essa obra social ainda está à procura de parceria público privada. Até o momento, tem sobrevivido por meio de algumas iniciativas que visam a autossustentabilidade, a exemplo do programa de apadrinhamento, que consiste em captar pessoas sensíveis com a causa social e dispostas a fazer doações em espécie ou materiais de consumo diário.

As pessoas ou empresas que desejarem ajudar ou conhecer a  obra Queridos Filhos podem entrar em contato pelos telefones 3011-7900 ou 3011-7932.

VEJA TAMBÉM