Ecologia integral inspira presépio das crianças do Projeto Providência na Catedral Cristo Rei

Cerca de 30 crianças do Projeto Providência estão confeccionando o presépio da Catedral Cristo Rei, com material ecológico e reciclável (galhos, folhas secas e tecido reaproveitado), que será montado no dia 7 de dezembro. Neste ano,  a Catedral começou a receber celebrações especiais, que reúnem milhares de fiéis.

Graças ao trabalho das crianças do Projeto Providência, os peregrinos que visitam a Catedral Cristo Rei em construção poderão vivenciar o Natal, contemplando o presépio que educa para a vivência de uma ecologia integral.

A palavra “presépio” significa estábulo, manjedoura. São Francisco de Assis iniciou a tradição em 1223, nas redondezas de Greccio, Itália. Seu objetivo era celebrar o Natal da maneira mais realista possível. Com a autorização do Papa, São Francisco montou um presépio de palha utilizando uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela.

Sobre o Projeto Providência

O Projeto Providência atende 1.800 crianças e jovens, com idades entre 2 e 18 anos, há mais de 30 anos, no período em que não estão na escola. Atualmente, o projeto tem três unidades: Vila Maria (na região de Sabará), Bairro Taquaril e Aglomerado da Serra.O objetivo do projeto é fazer um atendimento integral (físico, emocional, espiritual, profissional e político), envolvendo toda a família na construção de uma vida melhor para todos.

Nas unidades, as crianças, adolescentes e os jovens têm duas refeições diárias, apoio escolar, formação social, política, ambiental, religiosa e assistência odontológica. Na educação infantil, elas também recebem material escolar, uniforme. Participam de momentos de recreação, canto, teatro e de oficinas de arte e culinária, além de cursos profissionalizantes.

 

VEJA TAMBÉM