Curso de Libras da Pastoral do Surdo: evangelização e inclusão social

O Curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais – é uma importante iniciativa da Pastoral do Surdo da Arquidiocese de Belo Horizonte – que integra o Curato Nossa Senhora do Silêncio – em sua missão evangelizadora e de promover a inclusão. Além de ser útil no dia a dia, os alunos podem se tornar tradutores e intérpretes voluntários. Desse modo, passam a contribuir de modo especial para a participação do surdo nas catequeses e sacramentos da Igreja, na celebração de Missas e casamentos, além de possibilitar a realização de palestras sobre os mais variados temas para a comunidade surda.  Neste ano, curso começa no dia 9 de fevereiro e as inscrições estão abertas.

Padre Wagner Douglas Gomes de Souza, responsável pela Pastoral do Surdo, explica que a evangelização é a mesma, só a forma de comunicação que é diferente: a Língua Brasileira de Sinais que permite ao surdo conhecer a Palavra de Deus e participar da vida da Igreja.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 28 milhões de brasileiros, o equivalente a 14,8% da população, possuem algum problema auditivo. A surdez pode causar graves problemas psicológicos, como alteração do aprendizado e da fala, dificuldade em se relacionar no trabalho e tendência ao isolamento. Instituída em 1992, a Pastoral dos Surdos da Arquidiocese de Belo Horizonte trabalha para diminuir o estigma da deficiência.

O próximo curso realizado pela Pastoral do Surdo de Belo Horizonte e pelo Curato Nossa Senhora do Silêncio terá dois módulos: Básico I e Básico II / Intermediário.

As aulas do curso Básico I serão ministradas aos sábados, de 11h às 13h, com início no dia 9 de fevereiro. O módulo Básico II / Intermediário terá aulas às terças-feiras, de 8h às 11h, com início no dia 13 de fevereiro.

Inscrições e informações pelo telefone (31) 3423-8552 ou pelo e-mail pastoraldosurdodebelohorizonte@yahoo.com.br

Os dois módulos do curso serão ministrados no Vicariato para a Ação Social e Política – Rua Além Paraíba, 208, bairro Lagoinha.

 

 

VEJA TAMBÉM