Você está em:

Associação Projeto Providência contribui para a formação de crianças e adolescentes

A história de Simone Aparecida Gomes de Moura, 35 anos, mostra como a Associação Projeto Providência marca a trajetória de diferentes gerações, promovendo a dignidade humana, especialmente das crianças e adolescentes. Simone foi abandonada pela mãe, quando tinha apenas três anos de idade, e o pai, que a criou, sempre conviveu com o alcoolismo. Aos sete anos, ela passou a integrar a Associação Projeto Providência. “Minha família estava destruída e só conheci o que é carinho e compreensão quando fui acolhida no Projeto. Passei a ser respeitada e valorizada”, diz.
Na Unidade Vila Maria da Associação Projeto Providência, Simone fez curso de culinária. Ela conta que, com a prática, passou a desenvolver receitas que cativaram uma clientela. Hoje, ela faz salgados para festas, uma fonte de renda extra que é investida no bem estar de sua família. Simone também trabalha como auxiliar de serviços gerais da Unidade Vila Maria da Associação Projeto Providência. E seus dois filhos, de dez e 13 anos, integram ações sociais desenvolvidas pela Instituição a partir da prática de esportes – judô e futsal. “Eles sempre elogiam os instrutores e participam das atividades com alegria e dedicação”, detalha Simone.
Com três unidades – Fazendinha (no Aglomerado da Serra), Vila Maria (região de Sabará) e Taquaril (no bairro de mesmo nome) – a Associação Projeto Providência atende mais de 1500 crianças e adolescentes, beneficiando também as suas famílias. “A nossa expectativa é que se torne ainda mais completo em 2017 com incremento das atividades e acompanhamento familiar ainda mais efetivo”, planeja a diretora geral do Projeto, Fernanda Flaviana de Souza Martins.
Entre as muitas ações educativas desenvolvidas em prol das crianças e adolescentes está a orquestra sinfônica de cordas da Unidade Fazendinha. Suas apresentações reúnem no repertório canções de artistas que marcaram a história da música brasileira, a exemplo de Luiz Gonzaga. A Unidade Taquaril conta com um grupo de percussão que apresenta sempre com o grupo de capoeira e dança da Unidade Fazendinha.
A Associação Projeto Providência promove ainda a educação a partir da prática esportiva e cuidado com o meio ambiente, a partir do Projeto Dia a Dia Construindo a Cidadania, patrocinado pela Petrobras, conforme explica a coordenadora Vanessa dos Santos Assis. São oferecidas aulas nas seguintes modalidades: handebol, judô, capoeira, futsal, dança, tênis de mesa, vôlei e jogos de tabuleiro (xadrez, dama). Além disso, são ensinadas técnicas de reciclagem de garrafas pet e as formas de se cultivar hortas comunitárias. Em novembro, os educandos da Unidade Taquaril plantaram diversas mudas e prepararam uma horta. A atividade contou com a orientação de uma nutricionista e o apoio de instituições parceiras.
Além dos cursos, as três unidades da Associação Projeto Providência oferecem às crianças e adolescentes duas refeições diárias, apoio escolar, arte, teatro/circo, informática, culinária, formação humana, dentre outras. Para os pais e integrantes das comunidades, a Associação organiza cursos de Elétrica, em parceria com a PUC Minas, e de Gastronomia, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), ambos na Unidade Taquaril. Na Unidade Fazendinha realiza o curso de Culinária. Na Unidade Vila Maria, são oferecidas oficinas de artesanato. Em 2016, foi realizado também um curso de Grafite. Os jovens participantes revitalizaram a fachada do prédio da Unidade com uma arte alegre e colorida.
Para manter suas atividades, a Associação organiza uma campanha de apadrinhamento. Com uma pequena contribuição, todos podem ajudar os trabalhos que objetivam promover o desenvolvimento integral das crianças e jovens.

VEJA TAMBÉM