Você está em:

PASTORAIS

Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo tem por objetivo levar aos fiéis o verdadeiro sentido de participação na sociedade cristã que é a Igreja, da qual cada batizado é parte. O Dízimo objetiva atender a três dimensões na Igreja: 1) dimensão religiosa: todo investimento que está voltado para a sustentação do templo, do culto e do presbítero; 2) dimensão social: todo investimento voltado para a promoção humana, como ajuda aos pobres, doentes e mais necessitados; 3) dimensão missionária: todo investimento na própria missão da Igreja, isto é, a evangelização.

Principais atividades

Conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do Dízimo; convidar e acolher dizimistas; cuidar do controle dos recursos; participar de momentos de espiritualidade e formação.

Horário dos encontros

Reuniões mensais às 20h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Missa na intenção dos dizimistas: último fim de semana de cada mês.


Pastoral da Criança

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10,10).

A missão da Pastoral da Criança, uma das mais importantes organizações sociais do Brasil, é promover o desenvolvimento das crianças à luz da evangélica, com opção preferencial pelos pobres. A Pastoral abrange prioritariamente as crianças do ventre materno aos 6 anos de idade, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.

Principais atividades

O acompanhamento na Pastoral da Criança inicia-se com as gestantes, quando os líderes as orientam sobre a importância do acompanhamento pré-natal, de um parto de qualidade, do alojamento conjunto, do aleitamento materno, dos direitos e deveres, dos cuidados na gravidez, alimentação, higiene e vacinação.

Os líderes são preparados também para orientar as mães, os pais e os familiares dos menores de 6 anos a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Orientam sobre os direitos, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias. Realiza uma avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização. Sempre levando em consideração que todas as pessoas têm direito de viver com dignidade.

Horários dos encontros

Celebração da Vida e Pesagem das Crianças: todo quarto domingo de cada mês, das 10h às 11h, na Igreja Santa Luzia.

Momento de avaliação e espiritualidade: todo segundo sábado do mês, das 15h às 16h30, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes.


Pastoral da Comunicação (Pascom)

A Pastoral da Comunicação, conhecida como Pascom, tem como base a espiritualidade Trinitária, baseada no encontro. Sua missão é articular e assessorar as outras pastorais e movimentos da Paróquia nas ações de anúncio do Evangelho. Para isso ajuda a divulgar eventos, planeja e cuida dos recursos de comunicação, oferece assessoria de imprensa, promove o estudo dos fenômenos da comunicação e fomenta o atendimento à comunidade paroquial e ao público externo.

Principais atividades

Apoiar todas as pastorais e movimentos em ações comunicativas; promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; manutenção do site da Paróquia e dos perfis nas redes sociais; criação de peças de divulgação; cobertura de eventos paroquiais (fotografia); montagem de jornal mural, quadro de avisos; momentos de espiritualidade e formação.

Horário dos encontros

Mensalmente, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Informações: entrar em contato com a Secretaria Paroquial.

Telefone: (31) 3354-5616


EQUIPES

Equipe de Eventos e Integração Comunitária

Assim como a vida do ser humano é marcada por diversas comemorações, também a caminhada paroquial traz em seu calendário diversas celebrações, que visam a uma maior fraternidade, por meio do envolvimento das diversas pastorais, a convivência dos fiéis e a manutenção das obras na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A equipe é composta em comunhão com o pároco e os conselhos econômico e pastoral. Na proximidade dos festejos, várias reuniões são realizadas para elaborar uma estratégia de trabalho.

Principais atividades

Organização das festas de Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora Aparecida, Junina, da Primavera; promoção de eventos, confraternizações e campanhas em prol de obras de construção e manutenção na Paróquia; promoção e presença nas barraquinhas dominicais.

Horário dos encontros

Segunda terça-feira do mês, às 20h30, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes.


GRUPOS

Grupo de Jovens

O Grupo de Jovens Unidos pela Fé em Cristo busca motivar a juventude para formação religiosa e participação na Paróquia, promovendo a paz, o amor e a amizade.

Principais atividades

Evangelização e apoio nas atividades paroquiais. Participação de momentos de espiritualidade, formação e lazer.

Horário dos encontros

Aos domingos, às 9h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.


Grupo de Convivência

O Grupo de Convivência Caminhos para a Felicidade promove várias atividades, sempre visando à integração das pessoas que se encontram na terceira idade. O Grupo de Convivência, conhecido pela animação, sempre está aberto a novos participantes.

Principais atividades

Oficinas de pintura em pano de prato, crochê, fuxico e outros artesanatos; promoção de palestras, passeios e outros momentos de lazer.

Horário dos encontros

Às quartas-feiras, às 15h, no Centro Pastoral da Igreja de Nossa Senhora.


 CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS 

Na Paróquia, existe uma comunidade franciscana da Ordem dos Frades Menores, inaugurada em agosto de 2016. Os frades franciscanos são os herdeiros e continuadores da missão evangelizadora de São Francisco de Assis, considerado o santo dos pobres, da paz e da ecologia. A maioria dos frades que compõem essa fraternidade está terminando os estudos de Teologia e, na paróquia, têm se dedicado a acompanhar alguns grupos específicos, como os círculos bíblicos, a Pastoral Litúrgica, Juventude, Catequese e Pastoral da Criança.

 

Na Paróquia, existe uma comunidade religiosa feminina, Irmãs Filhas de Maria Imaculada, inaugurada em março de 2016. É uma casa de acolhida para as irmãs que vêm do interior de Minas para tratamento de saúde em Belo Horizonte.

 

 


MOVIMENTOS

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma rede mundial de preces pela humanidade e pela missão da Igreja. É um dos maiores movimentos católicos do mundo. O tema das orações é proposto mensalmente pelo Papa. O Apostolado é um caminho espiritual que ajuda as pessoas a se recordarem que são filhas de Deus.

Principais atividades

Promove a récita do terço nas casas dos enfermos e de quem mais solicitar orações, e os círculos bíblicos nas casas. Na Quaresma, realiza encontros e Via-Sacra nas famílias; no Advento, reza a Novena de Natal nas famílias. Além disso, o Apostolado da Oração participa da adoração ao Santíssimo Sacramento e, a cada primeira sexta-feira do mês, celebra a missa votiva ao Sagrado Coração de Jesus. Também organiza a Festa do Vigário, o Tríduo e a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e participa dos chamados “encontrões”, realizados em níveis de Forania, Região Episcopal e Arquidiocese. O Apostolado da Oração é aberto a mulheres e homens, sejam adultos ou jovens.

Horários dos encontros:

Igreja Nossa Senhora de Lourdes: primeira sexta-feira do mês, às 18h. Em seguida, missa em honra do Sagrado Coração de Jesus, às 19h30.

Igreja Santa Luzia: primeira sexta-feira do mês, às 17h. Em seguida, missa em honra do Sagrado Coração de Jesus, às 18h.


Encontro de Casais com Cristo (ECC)

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura anunciar o Reino de Deus a partir da família, da comunidade paroquial, auxiliando os casais para que eles se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. O ECC é um serviço-escola. Apresenta-se como um “serviço da Igreja às famílias da Paróquia”. É essencialmente paroquial. Uma característica fundamental é que o ECC é feito de casais para casais. É um serviço que procura apresentar aos casais uma visão da Igreja, por meio de seus Documentos e de sua Doutrina Social.

Missão

Contribuir, de forma efetiva, para que as famílias se constituam como “Igrejas domésticas”, “formadoras de pessoas”, “educadoras na fé” e “promotoras do desenvolvimento”, tendo seu lugar insubstituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois o “futuro da humanidade passa pela família”.

Objetivos do ECC

O ECC é um serviço da Igreja com o objetivo de evangelizar a família, trazendo a real vivência do sacramento do matrimônio celebrado pelos casais e despertando também ligações destes para as pastorais paroquiais, tanto na comunidade onde residem como em outras comunidades.

Principais atividades

O ECC é desenvolvido em três etapas distintas e relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada pelo crescimento de seus integrantes e de sua comunidade. Além dessas etapas, o ECC de nossa Paróquia terá a missão de trabalhar com casais de segunda união e com os que irão se preparar para receber o sacramento do matrimônio.

Horário dos encontros

Reuniões mensais.

Horários: entrar em contato com a Secretaria Paroquial.

Telefone: (31) 3354-5616


Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP)

A Conferência Vicentina na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes tem como objetivo principal a caridade assistencial às famílias necessitadas, todas registradas e visitadas regularmente pelos membros. A vocação vicentina é seguir Jesus Cristo, servindo aos pobres e necessitados, com esperança e mediante o contato pessoal, buscando aliviar-lhes o sofrimento e, dessa forma, dar testemunho do amor libertador de Deus, cheio de ternura e compaixão.

A Conferência está ligada à Sociedade de São Vicente de Paulo, com sede mundial em Paris (França). A estrutura é composta também pelo Conselho Nacional, Conselho Metropolitano, Conselho Central, Conselho Particular e, por fim, conferências que atuam em paróquias e comunidades paroquiais.

Principais atividades

Preparar a cesta básica para os assistidos, realizar campanha do quilo, visitar as famílias assistidas, seja espiritualmente, seja com a cesta básica, visita a instituições de acolhimento de idosos e crianças, participação nas festas regulamentares das conferências e conselhos, récita do terço nas casas dos confrades e consócias das conferências, encaminhar as crianças e jovens das famílias assistidas para as Catequeses de Batismo, Infantojuvenil e Crisma. No mês de outubro, promove a festa para as crianças e, em dezembro, o almoço vicentino para os assistidos, confraternização já tradicional na Paróquia.

Horário dos encontros

Conferência Nossa Senhora de Lourdes: às quartas-feiras, às 20h, na Rua Roma, 367 – Parque Recreio, Contagem-MG.

Conferência Santa Luzia: aos sábados, às 14h, na Rua Roma, 367 – Parque Recreio, Contagem-MG.

Segundo sábado do mês: campanha do quilo das conferências.


Renovação Carismática Católica (RCC)

Para a Renovação Carismática Católica (RCC), um dos mais populares movimentos da Igreja, a única cultura capaz de fecundar a civilização do amor é a de Pentecostes. Segundo a espiritualidade da RCC, a ação do Espírito de Deus não se restringiu apenas a uma época, pois Ele renova sua Igreja diariamente. O objetivo dos grupos de oração é levar os participantes a experimentar o Pentecostes pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida cristã plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus. Cada comunidade de nossa paróquia tem um grupo de oração ligado à RCC.

Principais atividades

Reuniões semanais de louvor, invocação do Espírito Santo, exaltação Mariana, leitura da Palavra de Deus, pregação e realização de seminários.

Horário dos encontros

Grupo Oração Cristo Libertador: às terças-feiras, às 19h30 – Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Grupo de Oração Jesus Misericordioso: às quartas-feiras, às 19h30 – Igreja Santa Luzia.


Movimento da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

A missão é levar Jesus Cristo e sua Mãe Rainha a todas as famílias da Paróquia, num sentido de evangelização para as famílias, e que seus lares se tornem Igrejas domésticas e cada vez mais católicas. A imagem peregrina que visita as famílias carrega um mistério divino, levando o Schoenstatt (belo lugar) por onde ela entra e concedendo, muitas vezes, o “vinho que falta às famílias”. A Paróquia conta com 13 missionárias de grupo de famílias e cada grupo normalmente com 30 famílias atendidas. Também há uma “missionária de enfermo”, que visita por volta de nove enfermos a cada mês.

Principais atividades

Na Paróquia, uma constante evangelização, pois a imagem, ao visitar as famílias, também é acompanhada de uma pasta evangelizadora na qual cada missionária coloca mensagens de amor a Deus e avisos paroquiais. O movimento está presente no CPP (Conselho Pastoral Paroquial) e em outras atividades da Paróquia, como barraquinhas nas festas e dominicais, encontros de Novena de Natal e da Campanha da Fraternidade. No Santuário Tabor da Liberdade, na cidade de Confins-MG, está a base da espiritualidade do movimento.

Horário dos encontros

Toda primeira segunda-feira do mês, às 19h30, no Centro Pastoral Nossa Senhora de Lourdes.

Dia 18 de cada mês, Missa da Aliança de Amor, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Todo terceiro sábado de cada mês, às 18h, Missa da Aliança de Amor, na Igreja de Santa Luzia.


Legião de Maria

A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja. Pela oração e pelo trabalho apostólico ativo, destina-se à evangelização e à santificação dos homens, para a glória de Deus. Para tornar essa missão possível, os legionários buscam também a santificação pessoal, a fim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta. É um momento de partilha, de oração e de discussão de temas referentes à religião e à fé. Além disso, na reunião é que se fortalecem os laços do grupo, construído com amor fraterno e respeito, para que os membros possam contar uns com os outros na realização de seus trabalhos.

Principais atividades

Os legionários realizam trabalhos espirituais e de evangelização. Promovem visitas domiciliares a idosos, famílias enlutadas, enfermos e outros lugares onde houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora.

Horário dos encontros

Todos os sábados, às 14h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.


Terço dos Homens

O movimento, um dos que mais crescem no Brasil, também está presente na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Visa a agregar todos os homens, convidando-os à recitação do terço mariano e a seguir os ensinamentos de Jesus, por meio do Evangelho. É uma forma de incentivar a participação e o retorno dos homens da comunidade ao seio da Igreja. O Terço dos Homens motiva seus participantes a buscarem o crescimento espiritual, social e familiar. Além disso, o movimento tem a missão de despertar entre os homens a consciência de sua importância para o bem das famílias e do próximo. Podem participar homens de todas as idades.

Principais atividades

Récita conjunta do terço; oração nas residências; participação nas atividades paroquiais, como na liturgia, barraquinhas e outros eventos.

Horário dos encontros

Às segundas-feiras, às 20h, Terço dos Homens na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.

Última sexta-feira de cada mês, às 20h, terço nas casas.

Em ocasiões especiais: récita do terço aberta à participação de todas as famílias da Paróquia.

Reuniões da coordenação: bimestrais, aos sábados, às 10h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.


MINISTÉRIOS

Ministério dos Coroinhas

O objetivo é despertar nas crianças e nos adolescentes o verdadeiro amor e respeito à Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade em torno das coisas de Deus. O coroinha tem como missão fundamental auxiliar nas celebrações eucarísticas e nos demais serviços da comunidade. Também busca o zelo pela comunidade como lugar de oração, sendo acolhedor ao próximo e a todos os membros da Paróquia, favorecendo a oração comunitária e o bom ambiente celebrativo. A exemplo do padroeiro, São Tarcísio, os coroinhas também estão dispostos a ir até as últimas consequências para defender a Eucaristia. Atualmente, os coroinhas estão atuando na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes.

Principais atividades

O coroinha é um importante acólito na celebração e desempenha tarefas como levar a cruz processional, o Evangeliário, as velas, recepcionar as oferendas, realizar todo o trabalho de credência e outras demandas que surgirem durante a celebração. O coroinha tem consciência de que serve a Deus, por meio da Igreja e de seus ministros.

Horário dos encontros

Todo primeiro sábado de cada mês, das 15h às 16h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes.


Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

A missão principal do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística é levar o Santíssimo Sacramento aos impossibilitados de participarem das celebrações na igreja. Levam aos que mais precisam o conforto, o sustento e o consolo da Eucaristia e da Palavra de Deus.

Este ministério é realizado por leigos e leigas participantes da paróquia, com uma caminhada espiritual amadurecida e comprometida e por um tempo determinado (por isso são extraordinários). Os fiéis são convidados para o ministério pelo pároco, mas quem os escolhe é o próprio Jesus.

Principais atividades

Acompanhar a vida da comunidade, partilhar o pão da Palavra e da Eucaristia, auxiliar na liturgia, acolher os que chegam à igreja, presidir celebrações da Palavra e de adoração do Santíssimo, visitar doentes e levar-lhes a comunhão eucarística, cuidar dos paramentos e do altar, organizar tardes de espiritualidade e encontros de ministros tanto na Paróquia quanto na Forania.

Horário dos encontros

Última sexta-feira do mês, às 20h, em uma das comunidades.


Ministério dos Leitores

Os leitores têm como função própria ler a Palavra de Deus nas celebrações, recitar a Oração da Assembleia e proceder à animação litúrgica. Para isso, é necessário que esteja bem preparado tanto espiritualmente quanto tecnicamente. O ministro também tem como missão estudar e propagar o amor à Sagrada Escritura. O Ministério dos Leitores está presente nas comunidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Luzia.

Principais atividades

Envolver os leigos no ofício de partilhar o Pão da Palavra, participação nas atividades da Paróquia, como momentos de formação e de espiritualidade, leitura orante, círculos bíblicos, entre outras.

Horário dos encontros

Igreja Nossa Senhora de Lourdes: no último domingo de cada mês, às 9h, no Centro Pastoral.

Igreja Santa Luzia: de dois em dois meses, no domingo, às 10h, no Salão da Comunidade.


Ministério de Música

Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, há vários grupos do Ministério de Música, cada qual com seu carisma e dinamismo. Por isso, buscam ter um coração renovado, o que exige zelo e tempo de ensaio, espiritualidade e técnica. Para exercer esse ministério, cultivam a oração, vida sacramental, a valorização da liturgia e o empenho em se preparar bem para as celebrações. Mais do que “cantar na missa”, o Ministério de Música busca motivar o povo de Deus, fazendo parte dele com o carisma especial do canto e instrumentalização, procurando a “cantar a missa” e tendo sempre no coração a certeza de que o Espírito Santo é o grande animador da vida da Igreja.

O Ministério de Música da Paróquia conta com os seguintes grupos e membros: Sagrada Família, Kayre, Emanuel, Graça Divina, Instrumentos de Vossa Paz, Imaculado Coração de Maria (formado por homens), Semeadores da Paz, Aliança, Dora, Amigos pela fé, Atos Seis, Missão e Fé. Está em formação o grupo formado por mulheres.

Principais atividades

Animar as celebrações eucarísticas, encontros, retiros, entre outras atividades paroquiais.

Horário dos encontros

Cada grupo tem um horário próprio de ensaio. Quem se sentir chamado para essa missão basta procurar qualquer equipe do Ministério de Música antes ou após as celebrações.