Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus – SACEJ

As Casas de Formação Inicial para o Ministério Ordenado da Arquidiocese de Belo Horizonte contemplam cinco dimensões:

• humana e afetiva;
• comunitária;
• intelectual;
• pastoral;
• espiritual.

Os seminaristas se dedicam aos estudos acadêmicos no Instituto Dom João Resende Costa (IDJ) da PUC Minas, perfazendo um itinerário de pelo menos duas graduações, Filosofia e Teologia – que os habilitam para a realização do trabalho evangelizador e pastoral junto ao povo de Deus.

A vida dentro de uma Casa de Formação é dedicada à oração, à reflexão, à vivência comunitária, acentuando a dimensão humano-afetiva em vista de uma maior maturidade e equilíbrio, ao convívio com as orientações e práticas pastorais (estágio em paróquias) e ao estudo individual. Tudo isso, em um ambiente que se pretende repleto do amor de Cristo, verdadeiramente abençoado pela Virgem Maria e propício ao crescimento e à santificação das relações que habilitam os jovens para assumirem, posteriormente, a fraternidade sacerdotal e os compromissos com o presbitério na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Uma nova sede está sendo construída para o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. Será uma importante unidade eclesial, um espaço em que os candidatos ao ministério ordenado na Arquidiocese de Belo Horizonte serão qualificados para melhor servir. (LINK)

SÃO VINCULADOS AO SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS:

1. Serviço de Animação Vocacional (SAV).
  2. Escola Diaconal São Lourenço
    Preparação para os que serão ordenados Diáconos Permanentes.

1. Processo de acolhida e seleção de candidatos pelo Conselho Arquidiocesano para o Diaconato Permanente (CADIP).
    2. Um ano de estudo na Comunidade Propedêutico – encontros mensais.
    3. Tempo de preparação:
      • Acadêmica: aulas de teologia no Instituto Dom João Resende Costa (IDJ), às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30.
      • Humano-afetiva e espiritual (encontros mensais, conforme discernimento do processo pela direção da escola).
      • Doutrinário-litúrgico-pastoral (encontros semanais às quartas-feiras, para os que serão eminentemente ordenados).
  3. Amigos do Seminário
    Leigos indicados pelas paróquias que apoiam o Sacej.

MINISTÉRIOS ORDENADOS – SERVIDORES DO POVO DE DEUS

1 – Diretório para a Pastoral Presbiteral