Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus – SACEJ

HISTÓRIA

Dom Antônio dos Santos Cabral, o primeiro Arcebispo de Belo Horizonte, por zelo pastoral e compromisso de oferecer ao amado Povo de Deus sacerdotes santos e pastores bons, fiel ao seu dever de Pastor, fundou o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, em 15 de março de 1923. Tudo começou na Rua Rio Grande do Norte, nº 300, uma pequena comunidade de seminaristas. Finalmente, pela coragem de Dom Cabral, a magnífica sede, inaugurada em 1930, hoje é o campus principal da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Uma história na formação de homens sacerdotes e cidadãos marca a vida da Igreja e da sociedade.

As dificuldades vividas no pós-Concílio Vaticano II, 1962-1965, escassearam o número de vocacionados à vida sacerdotal. Um tempo de crise. O Seminário Coração Eucarístico de Jesus deixou aquela magnífica sede: eram poucos os seminaristas; um pequeno apartamento foi suficiente para um recomeço em tempos de grandes mudanças. Já em 1975, o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus começa uma nova etapa de sua história de serviço eclesial retomando a formação de sacerdotes, dom para a Igreja e para a sociedade. Uma casa nova se constrói, nas vizinhanças da primeira sede já ocupada pela PUC Minas, na Avenida 31 de março, no Bairro Coração Eucarístico de Jesus. A graça de Deus que chama vai tocando o coração de muitos jovens que vão dizendo o seu sim. O empenho e apoio de Dom João Resende Costa, segundo arcebispo, e de Dom Serafim Cardeal Fernandes de Araújo, terceiro Arcebispo, recordando Dom Arnaldo Ribeiro, reitor e bispo-auxiliar na Arquidiocese, sustentaram o caminho do Seminário, fazendo-o florescer e escrever sua história, parte importante na vida da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A comunidade do Seminário cresce. Precisa de mais espaço, e comunidades são instaladas noutros lugares da cidade de Belo Horizonte. Esse crescimento continua, as necessidades aumentam, e o sentido da existência de um Seminário, Coração da Arquidiocese, pupila dos olhos do Arcebispo, o primeiro servidor, faz novas indicações e pede novas respostas.

UM TEMPO DE NOVAS RESPOSTAS

Dom Walmor Oliveira de Azevedo ouviu os apelos e, conhecendo as necessidades, depois de cinco anos de reflexão, diálogos, discussões e debates, com o apoio e comprometimento da grande família do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, contando com a ajuda de sacerdotes, religiosos, leigos, evangelizadores, homens e mulheres de boa vontade, abençoou, sob a proteção de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Estado de Minas Gerais, a Pedra Fundamental da nova sede do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus, em 19 de junho de 2009.

CASAS DE FORMAÇÃO

As Casas de Formação Inicial para o Ministério Ordenado da Arquidiocese de Belo Horizonte contemplam cinco dimensões:

• humana e afetiva;
• comunitária;
• intelectual;
• pastoral;
• espiritual.

Os seminaristas se dedicam aos estudos acadêmicos no Instituto Dom João Resende Costa (IDJ) da PUC Minas, perfazendo um itinerário de pelo menos duas graduações, Filosofia e Teologia – que os habilitam para a realização do trabalho evangelizador e pastoral junto ao povo de Deus.

A vida dentro de uma Casa de Formação é dedicada à oração, à reflexão, à vivência comunitária, acentuando a dimensão humano-afetiva em vista de uma maior maturidade e equilíbrio, ao convívio com as orientações e práticas pastorais (estágio em paróquias) e ao estudo individual. Tudo isso, em um ambiente que se pretende repleto do amor de Cristo, verdadeiramente abençoado pela Virgem Maria e propício ao crescimento e à santificação das relações que habilitam os jovens para assumirem, posteriormente, a fraternidade sacerdotal e os compromissos com o presbitério na Arquidiocese de Belo Horizonte.

Uma nova sede está sendo construída para o Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. Será uma importante unidade eclesial, um espaço em que os candidatos ao ministério ordenado na Arquidiocese de Belo Horizonte serão qualificados para melhor servir.

SÃO VINCULADOS AO SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS:

1. Serviço de Animação Vocacional (SAV).
  2. Escola Diaconal São Lourenço
    Preparação para os que serão ordenados Diáconos Permanentes.

1. Processo de acolhida e seleção de candidatos pelo Conselho Arquidiocesano para o Diaconato Permanente (CADIP).
    2. Um ano de estudo na Comunidade Propedêutico – encontros mensais.
    3. Tempo de preparação:
      • Acadêmica: aulas de teologia no Instituto Dom João Resende Costa (IDJ), às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30.
      • Humano-afetiva e espiritual (encontros mensais, conforme discernimento do processo pela direção da escola).
      • Doutrinário-litúrgico-pastoral (encontros semanais às quartas-feiras, para os que serão eminentemente ordenados).
  3. Amigos do Seminário
    Leigos indicados pelas paróquias que apoiam o Sacej.

MINISTÉRIOS ORDENADOS – SERVIDORES DO POVO DE DEUS

1 – Diretório para a Pastoral Presbiteral