17/02

santo do dia Sete santos fundadores da Ordem dos Servitas

Sete santos fundadores da Ordem dos Servitas
Você está em:

Entre os séculos 12 e 13, na Europa,  surgiram confrarias e ordens religiosas fundadas por cristãos em busca de uma vida plena nos valores do evangelho, em oposição à ganância, ao luxo e prazeres mundanos.  Nesse contexto, é instituida a  Ordem dos Servidores de Nossa Senhora – Servitas. Fundada por jovens que, como sinal de santidade, abandonaram o luxo para viverem uma vida monástica, pautada na oração, na penitência e na renúncia.

Os sete santos são: Bonfiglio Monardi, Bonaiuto Manetti, Amadio de Amadei, Ugoccio de Ugoccioni, Sostenio de Sosteni, Maneto d’Antela e Aleixo Falconieri.

Os Sete Fundadores foram canonizados pelo Papa Leão XIII, em 1888 e são celebrados juntos no dia 17 de fevereiro, dia da morte do último fundador: Aleixo Falconieri.

A capelinha inicial usada pelos sete fundadores foi transformada num santuário dedicado a Nossa Senhora das Dores, hoje, um dos mais visitados templos marianos do mundo.

No mesmo dia celebramos: São Rômulo e São Silvino.

Oração

Inspirai-nos, ó Deus, a profunda piedade dos Fundadores dos Servitas, que se distinguiram pela devoção à Virgem Maria e a vós conduziram o coração do povo. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Santos fundadores da Ordem dos Servitas, rogai por nós.