26/06

santo do dia São Virgílio

São Virgílio

São Virgílio nasceu em Roma e viveu na região montanhosa trentina. Foi consagrado Bispo de Trento e tinha autoridade por todo o norte da Itália. Se engajou de corpo e alma para combater e erradicar o paganismo de sua região. Para auxiliá-lo, recebeu mais três sacerdotes missionários, Sisínio, Martiro e Alessandro. Assim, percorreram todas as localidades pregando e catequizando.

Era humilde, servil, justo, de caráter reto e fazia amizade e caridade sem distinção. Depois de 10 anos de trabalho missionário, os três missionários, auxiliares de São Virgílio, foram mortos. Mesmo diante dessa fatalidade, São Virgílio não mudou seu comportamento. Humildemente, perdoou as pessoas que cometeram estas atrocidades e recolheu as relíquias dos mártires missionários, enviando-as para Constantinopla e Milão.

Morreu martirizado em 26 de junho de 405.

– No mesmo dia celebramos: São João e São Paulo, São José Maria Escrivá de Balaguer, São Virgílio, São Sigismundo Gorazdowski e São José Maria Robles Hurtado.

 

Oração

Querido Deus e Pai, pela intercessão de São Virgílio, criai em nós o gosto pelo trabalho de evangelização e fazei de nós verdadeiros apóstolos da Boa Nova do Evangelho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

São Virgílio, rogai por nós!