santo do dia São Venceslau

São Venceslau

São Venceslau nasceu no ano 907, na atual República Checa. Como rei da Boêmia, era admirado por sua bondade cristã. Dedicava-se aos mais pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais fazia questão de ajudar e levar palavras de fé e consolo.

A bondade de São Venceslau despertava a invejada de seus familiares que, inconformados com sua popularidade, planejaram sua morte. Em 28 de setembro de 929, foi assassinado enquanto rezava na capela.  São Venceslau foi sepultado na igreja de São Vito, em Praga. No século XVIII, a Igreja inscreveu são Venceslau no calendário litúrgico.

Oração

Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu Te louvo, eu Te bendigo, eu Te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem-aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amém.

São Venceslau, rogai por nós.