santo do dia São Timóteo

São Timóteo

Timóteo percorreu muitas comunidades junto com o apóstolo Paulo, seu grande amigo e companheiro. Nasceu em Listra, na Ásia. Foi educado no judaísmo. Converteu-se ao Cristianismo aos 20 anos e seguiu a vida missionária.

Fiel colaborador de Paulo, o acompanhou em suas viagens a Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma. Às vezes ia sozinho, sendo recomendado por Paulo: “Estou lhes mandando Timóteo, meu filho dileto e fiel no Senhor: manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei”.

Por volta do ano 66, como bispo de Éfeso, foi nomeado pelo apóstolo para liderar a Igreja da Ásia Menor. Faleceu no ano 97.

Oração

Pai de amor, que escolheste Timóteo para ser um grande apóstolo, convertei-nos também a nós e inspirai-nos gestos de renovação da sociedade e das nossas comunidades eclesiais. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

São Timóteo, rogai por nós.