santo do dia São Ricardo

São Ricardo

São Ricardo reinou na Inglaterra, no século cinco. Teve um reinado curto, mas cheio de bons exemplos de governo sábio e prudente. Sua principal preocupação era a justiça, tendo um dom especial para apaziguar contendas e harmonizar conflitos.

Abdicou à coroa para morar no mosteiro beneditino de Waltham com os filhos São Vinebaldo, São Vilibaldo e Santa Valberga.

Em 720, saiu da  Inglaterra com São Vinebaldo, São Vilibaldo, em peregrinação para Roma, de onde pretendiam seguir para a Terra Santa. Na cidade de Lucca (Itália), São Ricardo ficou doente e faleceu. Foi sepultado na igreja de São Frediano em 722. O local se tornou uma rota de devoção para os cristãos, que o chamavam de “rei, santo”.

No mesmo dia celebramos:  São Romualdo

Oração

São Ricardo, vós que soubestes com tanto a amor e responsabilidade encaminhar vossos filhos pela senda da virtude da santidade com vossas palavras, ensinamentos, exemplos de vida, intercedei junto a Deus para que as crianças e jovens de hoje possam obter, por vossa graça, pais com esse mesmo amor pelas almas de seus filhos, pois a única e maior herança que podemos dar a eles é o caminho que os conduza aos Céus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

São Ricardo, rogai por nós.