14/08

santo do dia São Maximiliano Maria Kolbe

São Maximiliano Maria Kolbe
Você está em:

São Maximiliano Maria Kolbe nasceu em 8 de janeiro de 1894, na Polônia. Foi batizado com o nome de Raimundo. Ingressou no Seminário da Ordem dos Frades Menores Conventuais, aos 13 anos de idade. Ainda no colégio fundou o apostolado mariano Milícia da Imaculada. Concluiu os estudos em Roma, onde foi ordenado sacerdote, em 1918, e recebeu o nome de Maximiliano Maria.

A partir de 1922, instalou uma tipografia católica, onde editou uma revista mariana, um diário semanal, uma revista mariana infantil e uma revista em latim para sacerdotes. Também instalou uma emissora de rádio católica. Em 1939, as tropas nazistas tomaram a Polônia. Padre Kolbe foi preso duas vezes. A última e definitiva foi em fevereiro de 1941, quando foi enviado para o campo de concentração de Auschwitz .

Morreu em 14 de agosto de 1941. Foi beatificado em 1971 e canonizado pelo Papa João Paulo II, em 1982. Na ocasião, o Papa o chamou de padroeiro do nosso difícil século 20.

 

Oração

Ó Deus de admirável providência, que, no mártir São Maximiliano Maria Kolbe, destes ao vosso povo pastor corajoso e forte, concedei-nos, pela sua intercessão, ajuda nas tribulações e firme constância na fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós.