03/11

santo do dia São Martinho de Lima

São Martinho de Lima
Você está em:

São Martinho nasceu em de Lima, no Peru, em 9 de dezembro de 1579. Filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava negra. Aos 15 anos entrou para o convento dominicano, inicialmente como irmão oblato. Encarregava-se dos mais humildes trabalhos, era barbeiro e enfermeiro dos seus irmãos de hábito. Socorria os doentes pobres da região, principalmente os negros.

Conhecido como o padre negro dos milagres, dedicou toda sua vida aos desamparados. Com as esmolas recebidas fundou em Lima, um colégio só para o ensino das crianças pobres, o primeiro do Novo Mundo.

Morreu aos 70 anos, em 3 de novembro de 1639, após contrair uma grave febre. Foi canonizado pelo Papa João XXIII em 6 de maio de 1962.

– No mesmo dia celebramos: Santa Sílvia e São Humberto de Liège

 

Oração

Ó Senhor Deus, que exaltais os humildes e em sua pequenez deixais brilhar Vossa grandeza e Vosso poder, fazei que, pela intercessão de São Martinho, possam os enfermos e os moribundos alcançar a saúde e o consolo, e que o testemunho de sua fé e de seu amor por Vós ilumine o último dia de nossa vida. Amém.

São Martinho, rogai por nós.