19/08

santo do dia São João Eudes

São João Eudes
Você está em:

São João Eudes nasceu em 14 de novembro de 1601, no norte da França. Cresceu num clima familiar profundamente religioso. Em 1623, ingressou na Congregação do Oratório. Cheio do carisma dos oratorianos, centrados no amor a Cristo, e de sua especial devoção a Maria, visitava os pobres e enfermos.

Fundou em 1643 a Congregação de Jesus e Maria. A missão dos eudianos é a formação espiritual e doutrinal dos padres e seminaristas, e a pregação evangélica inserida nas necessidades espirituais e materiais do povo. Fundou a Congregação Nossa Senhora da Caridade do Refúgio, para atender às jovens e às crianças abandonadas. A Ordem deu origem, no século XIX, à Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, conhecida como as Irmãs do Bom Pastor.

São João Eudes influenciou fortemente todo o seu país e o mundo cristão com suas inúmeras missões e escritos.

Morreu em Caen, norte da França, no dia 19 de agosto de 1680. Foi canonizado pelo Papa Pio XI.

– No mesmo dia celebramos: São Ludovico (Luiz de Anjou) e Santo Ezequiel Moreno y Diaz

Oração

Ó Pai, pela vossa misericórdia São João Eudes anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo Nosso Senhor, amém.

São João Eudes, rogai por nós.