13/09

santo do dia São João Crisóstomo

São João Crisóstomo
Você está em:

São João nasceu no ano 309 em Antioquia, na Síria, Ásia Menor. Na juventude retirou-se para o deserto e durante quatro anos conviveu com monges. Depois, passou mais dois anos em uma gruta estudando as Sagradas Escrituras.

Em Antioquia foi ordenado sacerdote e, depois, tornou-se bispo de Constantinopla. Era um grande. Todos os escritos dizem que multidões acompanhavam seus discursos. Trabalhou entre os mais pobres, reivindicando seus direitos. A família imperial o enviou para o exílio, mas essa expulsão da cidade provocou revolta na população que o bispo foi trazido de volta para reassumir seu cargo. Dois meses depois, foi exilado pela segunda vez.

Já com a saúde debilitada, morreu em setembro de 407 e deixou, além do belo testemunho dos 10 anos de pontificado, suas últimas palavras as quais resumiram sua vida: “Glória seja dada a Deus em tudo!”

– No mesmo dia celebramos: São Maurílio de Angers

 

Oração

Ó Deus, que marcastes pela Vossa doutrina a vida de São João Crisóstomo, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São João Crisóstomo, rogai por nós.