31/01

santo do dia São João Bosco

São João Bosco

João Melquior Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815, no norte da Itália. Aos 9 anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nossa Senhora o conduzia junto a um grupo de rapazes desordeiros que o destratava. João queria reagir, mas Nossa Senhora lhe disse: “Não com pancadas e sim com amor. Torna-te forte, humilde e robusto.  À seu tempo tudo compreenderás”.

Dedicou sua vida a Cristo e à Mãe Maria. Entrou para um seminário Salesiano. Mais tarde, em Turim, deu início à educação de crianças e jovens carentes.

Criou o Oratório de Dom Bosco, escolas profissionais, com oficinas de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica, onde os jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação, tendo apoio e acompanhamento até conseguirem um emprego.

 

Oração

São João Bosco, pai e mestre dos jovens, que tanto trabalhaste por eles, particularmente pelos mais pobres e marginalizados a fim de que se tornassem honestos cidadãos e bons cristãos; desperta em nós o amor à nossa juventude, o cuidado pelos nossos filhos e filhas, a dedicação às crianças, adolescentes e jovens abandonados, o esforço por conduzi-los a Jesus por meio de uma eficiente catequese feita no acolhimento e no amor. Amém.

São João Bosco, rogai por nós.