03/09

santo do dia São Gregório Magno

São Gregório Magno
Você está em:

São Gregório Magno nasceu no ano 540 , em Roma. Sua vocação surgiu na infância. Foi prefeito de Roma e, nesta época, doou um palácio para que os monges beneditinos fizessem um convento. Com o tempo, renunciou a tudo e entrou para a Congregação Beneditina.

Após a morte do Papa Pelágio, foi eleito seu sucessor. Durante seu pontificado instituiu a observância do celibato, a introdução do Pai Nosso nas Missas e o famoso canto gregoriano. Foi muito amado pelo povo simples, por sua extrema humildade, caridade e piedade. No comando da Igreja, orientou a conversão dos ingleses, protegeu os judeus da Itália contra a perseguição dos hereges e tomou todas as atitudes necessárias para que o Cristianismo fosse respeitado.

Morreu em 604, sendo sepultado na Basílica de São Pedro.

– No mesmo dia celebramos: São Marino

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Gregório Magno governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Gregório Magno, rogai por nós.