18/06

santo do dia São Gregório João Barbarigo

São Gregório João Barbarigo
Você está em:

São Gregório João Barbarigo nasceu em Veneza, na Itália, em setembro de 1625. Aos quatro anos de idade ficou órfão de mãe, sendo educado pelo pai.
Tornou-se secretário do embaixador de Veneza, aos 18 anos. Nesta época conheceu o Núncio Apostólico dom Fábio Chigi, eleito Papa Alexandre VII, que o nomeou cônego de Pádua. E, mais tarde, o consagrou bispo de Bérgamo. As atividades apostólicas de São Gregório Barbarigo marcaram profundamente a sua época. Fundou uma imprensa poliglota, uma das melhores que a Itália, escolas populares e instituições para o ensino da religião. Cuidou para estender a assistência à saúde a mais de 13 mil assistidos.

Morreu em Pádua no dia 18 de junho de 1697.

– No mesmo dia celebramos: São Calógero

Oração

São Gregório Barbarigo, fundador de escolas e instituições de caridade, que tivestes a graça de nascer em uma família cristã e bem estruturada, nós vos louvamos por vossa vida de santidade e pedimos vossa intercessão: olhai por nossos estudantes e professores, pelos responsáveis por nossa nação e por todas as nações do mundo, para que se voltem a Deus e cumpram os Mandamentos, as Leis de Deus e assim esta terra se tornará um lugar de mais vida. Amém.

São Gregório Barbarigo, rogai por nós.