04/10

santo do dia São Francisco de Assis

São Francisco de Assis
Você está em:

São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Aos 25 anos despojou-se de todos os seus bens e passou a dedicar-se aos doentes e aos pobres. Seu gesto marcou o cristianismo. Fundou a primeira Ordem dos Frades Franciscanos, em 1209. Pregava a humildade total e absoluta e o amor aos pássaros e à natureza. Fundador de diversas ordens religiosas: Franciscanos, Capuchinhos, Conventuais, Terceiros Franciscanos e outros, são sempre recebidos com carinho e afeto pelos fiéis em qualquer parte do mundo.

Morreu em 4 de outubro de 1226, aos 44 anos. Foi canonizado pelo Papa Gregório IX , em 1228 e escolhido padroeiro do meio ambiente e da ecologia. No Dia de São Francisco também é celebrado o Dia Universal da Anistia, o Dia Mundial da Natureza e o Dia Mundial dos Animais.

– No mesmo dia celebramos: São Petrônio

Oração

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união; onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade; onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.

São Francisco de Assis , rogai por nós.