14/02

santo do dia São Cirilo e São Metódio – Os irmãos missionários

São Cirilo e São Metódio – Os irmãos missionários
Você está em:

Os irmãos Metódio e Cirilo nasceram na Macedônia entre os anos de 815 e 826.  Aos trinta e oito anos, Metódio abandonou a carreira política e entrou para o mosteiro de Bósforo. Depois,  Cirilo também entrou para a vida monástica. A missão apostólica dos irmãos começou em 861.

São Cirilo criou um novo alfabeto eslavo e traduziu a Bíblia, a Missa, os rituais e ensinamentos cristãos. A iniciativa dos monges Cirilo e Métódio gerou conflito. Muitos religiosos foram contra este trabalho. Chamados a Roma, conseguiram o apoio do Papa Adriano II, que abençoou pessoalmente os livros litúrgicos escritos em língua eslava.

Cirilo faleceu, aos 42 anos de idade. Foi sepultado  na Igreja de São Clemente, perto do Coliseu. Metódio faleceu em 885, após anos de missão.

Ambos foram proclamados patronos da Europa, ao lado de São Bento, pelo Papa João Paulo II em 1980.

No mesmo dia celebramos: São Valentim.

 

Oração

Deus Pai de bondade, iluminados pelo ideal missionário de São Cirilo e Metódio, sejamos também nós revestidos com a graça de levar aos homens e mulheres mais abandonados a mensagem de amor que brota do evangelho. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

São Cirilo e São Metódio, rogai por nós.