28/12

santo do dia Santos Inocentes Mártires

Santos Inocentes Mártires
Você está em:

O dia dos Santos Inocentes, festa litúrgica instituída pelo Papa São Pio V, é fundamentada nas Sagradas Escrituras. Um convite para reflexão sobre a profundidade da Oitava do Natal. Nesta data é celebrada a memória das crianças de Belém mortas pelo rei Herodes por ocasião do nascimento do Menino Jesus.

No Evangelho de São Mateus há a seguinte narrativa: “Encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes – ouro, incenso e mirra. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: ‘Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar’. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: ‘Do Egito chamarei o meu filho’. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, com menos de dois anosidade, segundo a data que tinha averiguado dos magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias: ‘Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem’” (Mt 2,11-20).

– No mesmo dia celebramos: Bem-aventurada Catarina Volpicelli, São Gaspar Del Bufalo e Beata Mattia Nazzareni, Santo Teodoro Santificado, Santo Antônio de Lérins e Beato Hryhorj Khomysyn

 

Oração

Meu Senhor, pelos Santos Inocentes, quero Vos rogar hoje por todos aqueles que são injustiçados, sofrem ameaças, são marginalizados e incompreendidos. Olhai pelos pequeninos, abandonados e assassinados. Que convosco eles alcancem dignidade e paz. Amém.

Santos Inocentes, rogai por nós.