19/05

santo do dia Santo Ivo

Santo Ivo
Você está em:

Santo Ivo nasceu em 1253,  na região da  Bretanha, na França. Formou-se  em Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Foi aluno de Santo Tomás de Aquino. Ordenado frade Franciscano em 1824, trabalhou como advogado e juiz, defendendo as causas dos pobres, viúvas e menos favorecidos. Construiu um hospital onde ajudava a cuidar dos doentes pessoalmente.

Patrono dos advogados, uma de suas mais conhecidas era: “Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente.”

Morreu em 19 de maio de 1303, aos 50 anos.  Foi canonizado pelo Papa Clemente VI, em 19 de maio de 1347.

 

No mesmo dia celebramos: São Celestino V e Bem-Aventurado Agostinho Novello

Oração

Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça. Vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão. Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, posposto todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as  forças da injustiça e do mal. Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Amém.

Santo Ivo, rogai por nós.