13/06

santo do dia Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio de Pádua
Você está em:

Santo Antônio de Pádua nasceu no dia 15 de agosto de 1195, em Lisboa, Portugal. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Ainda jovem, ingressou na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Em Coimbra, estudou filosofia, teologia e foi ordenado sacerdote. Mais tarde, entrou para a Ordem Franciscana.

Seu desejo era evangelizar. Seguiu  os caminhos da Itália setentrional, praticando a caridade, catequizando o povo simples, dando assistência espiritual aos enfermos, aos excluídos e organizando socialmente as comunidades.

Morreu em Pádua em 13 de junho de 1231, aos 36 anos.

Foi beatificado em Roma, no ano 1232, pelo Papa Gregório IX, que o canonizou em 30 de Maio de 1232, na Catedral de Espoleto.

– No mesmo dia celebramos: Santa Felícula, Santa Aquilina, São Trífilio, Beato Gerardo de Claraval, São Aventino, São Máximo e Beata Mariana Bienarcka.

Oração

Querido Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Fazei com que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja. Amém.

Santo Antônio, rogai por nós.