30/11

santo do dia Santo André

Santo André

Santo André foi o primeiro apóstolo de Jesus. Viveu em Cafarnaum, era irmão de Simão Pedro e seguidor de São João Batista. Citado no episódio da multiplicação dos pães, onde depois da resposta de São Felipe, Santo André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes (Jo 6,8-9). Santo André participou da vida pública de Jesus, estava presente na Última Ceia, viu o Cristo Ressussitado, testemunhou a Ascenção e recebeu o primeiro Pentecostes.

De acordo com historiadores, depois de Jerusalém foi evangelizar na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente na Grécia. Conta a tradição que, um pouco antes de André morrer, sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir.

 

 

Oração

Ó Deus, que a vossa Igreja exulte sempre no constante louvor do Apóstolo Santo André, para que, sustentada por sua doutrina e intercessão, seja fiel a seus ensinamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santo André, rogai por nós.