28/08

santo do dia Santo Agostinho

Santo Agostinho

Santo Agostinho nasceu em 13 de novembro de 354, em Hipona, atual Argélia, na África. Seu nome era Aurélio Agostinho. Filho de Santa Mônica, seu pai era pagão. Tinha uma inteligência rara, centrou-se nos estudos e se formou brilhantemente em retórica. Excelente escritor dedicava-se à poesia e filosofia. Durante a juventude levava uma vida desregrada. Santa Mônica rezou durante anos pela conversão do filho.

Em Roma conheceu o bispo Ambrósio, que tocou seu coração e ele se converteu. Aos 33 anos, foi batizado junto com o filho Adeodato. Retornou a Tagaste, na África e fundou uma comunidade monástica, hoje conhecida em todo o mundo, como Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos).

Santo Agostinho foi definido como o mais profundo e importante filósofo e teólogo do seu tempo. Sua obra iluminou quase todos os pensadores dos séculos seguintes. Escreveu livros importantíssimos, entre eles estão sua autobiografia, Confissões e Cidade de Deus.

Morreu aos 76 anos de idade, em 28 de agosto de 430.

Oração

Ó excelso doutor da graça, Santo Agostinho. Tu que contaste as maravilhas do amor misericordioso operado em tua alma, ajuda-nos a confiar sempre e unicamente na ajuda divina. Ajuda-nos, ó grande Santo Agostinho, a encontrar a Deus ” eterna verdade. Verdadeira caridade, desejada eternidade”. Ensina-nos a crer e viver na graça, superando nossos erros e angústias. Acompanha-nos à vida eterna, para amar e louvar incessantemente ao Senhor. Amém.

Santo Agostinho, rogai por nós.