01/08

santo do dia Santo Afonso Maria de Ligório

Santo Afonso Maria de Ligório
Você está em:

Santo Afonso de Ligório nasceu na Itália, em 27 de setembro de 1696. Aos 16 anos de idade, doutorou-se em direito civil e eclesiástico. Após 10 anos trabalhando como advogado, atendendo aos pobres, seguiu para a vida religiosa. Foi ordenado sacerdote aos 30 anos, em 1726.

Em 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (padres Redentoristas). No convento, completou sua importante obra literária, composta de 120 livros e tratados. Entre os mais célebres estão: Teologia moral; Glórias de Maria, Visitas ao Santíssimo Sacramento; e o Tratado sobre a oração.

Morreu aos 91 anos, no dia 1º de agosto de 1787, em Salermo, na Itália. Foi canonizado em 1839 e declarado doutor da Igreja em 1871. O Papa Pio XII proclamou Santo Afonso Maria de Ligório Padroeiro dos Confessores e dos Teólogos de Teologia Moral em 1950.

Oração

Ó Deus que marcastes pela vossa doutrina a vida de Santo Afonso Maria de Ligório, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós.