04/09

santo do dia Santa Rosália

Santa Rosália

Santa Rosália nasceu em Palermo, na Itália, em 1125. Era sobrinha do rei Rogério II, da Normandia. Aos 14 anos se refugiou em uma gruta próxima a um convento beneditino, vivendo na simplicidade, na oração, no silêncio, no sacrifício e no acolhimento dos peregrinos que a procuravam.

Os beneditinos puderam acompanhar e testemunhar com seus registros a vida eremítica de Santa Rosália, que viveu em oração, solidão e penitência.

Morreu no dia 4 de setembro de 1160, na gruta de Monte Pellegrino, em Palermo.

Em 25 de agosto de 1624, foi encontrada em uma gruta próxima ao convento dos dominicanos de Santo Estêvão de Quisquina, uma inscrição latina, rudimentar, que dizia: “Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo, decidi morar nesta gruta de Quisquina”.

Oração

Senhor Pai de amor, pela intercessão de santa Rosália, que despojastes de todas as vaidades vãs deste mundo para vos dedicar inteiramente a uma vida de penitência e orações, dai-me o espírito da piedade, oração constante e que nos momentos de solidão e provações possa eu portar-me dignamente para poder um dia merecer os momentos felizes e eternos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Santa Rosália, rogai por nós.