03/08

santo do dia Santa Lídia

Santa Lídia

Santa Lídia era judia e se converteu ao cristianismo. Foi batizada por São Paulo em Filipos. Entre os anos 50 e 53, quando os apóstolos Paulo, Silas, Timóteo e Lucas estiveram em Filipos como missionários, Santa Lídia os hospedou.

No Atos dos Apóstolos lemos o testemunho de São Paulo:
“Quando chegou o sábado, fomos a um lugar junto ao rio, onde parecia haver oração. Sentados, começamos a falar às mulheres que se tinham reunido. Uma delas, chamada Lídia, negociante de púrpura da cidade de Tiatira, e adoradora de Deus, escutava-nos. O Senhor lhe abrira o coração, para que ela atendesse ao que Paulo dizia. Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E assim aceitamos seu convite”. (At 16, 11ss).

Santa Lídia foi uma das primeiras cristãs na Europa.

– No mesmo dia celebramos: Beato Eustáquio van Lieshout

Oração

Deus, nosso Pai, Santa Lídia, mediante a Palavra anunciada por vossos apóstolos, acreditou em vosso Filho Jesus. Ela se tornou a primeira de uma multidão de crentes, e hoje professamos a mesma fé que ela professou e deu testemunho. Fortalecei nossa fé, Senhor, para que também o nosso testemunho seja verdadeiro e autêntico. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Santa Lídia, rogai por nós.