29/08

santo do dia Santa Joana Maria da Cruz

Santa Joana Maria da Cruz
Você está em:

Santa Joana nasceu na França, em 1792. Quando jovem, trabalhava como empregada num castelo para sustentava a família e ajudar os idosos abandonados e pobres. Aos 20 anos deixou sua cidade para ser enfermeira no hospital Santo Estêvão e ingressar na Ordem Terceira fundada por são João Eudes.

Em 1839, acolheu a primeira das muitas idosas pobres, doentes e sozinhas que acolheria. Mais tarde, fundou a Congregação das Irmãzinhas dos Pobres, sob a assistência da Ordem Hospedeira de São João de Deus. Adotando o voto de hospitalidade, imprimiu seu próprio carisma: “A doação como apostolado de caridade para com quem sofre por causa da idade, da pobreza, da solidão e outras dificuldades”.

Quando morreu em 29 de agosto de 1879, a Congregação já reunia quase 2500 Irmãs, com 177 casas em dez países. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1982, e canonizada pelo Papa Bento XVI no dia 11 de outubro de 2009.

– No mesmo dia celebramos: Martírio de São João Batista

Oração

Senhor, Pai de bondade, dai-nos a graça de seguir o zelo de Santa Joana pelos idosos e respeitar as pessoas da terceira idade com verdadeiro amor e caridade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Santa Joana Maria da Cruz, rogai por nós.