12/05

santo do dia Santa Joana de Portugal

Santa Joana de Portugal
Você está em:

Santa Joana nasceu em Lisboa em  6 de fevereiro de 1452. Era filha única do rei de Portugal, Afonso V, e da rainha Isabel.  Desde os 15 anos de idade dedicava-se  aos retiros espirituais, à oração, à contemplação.

Para seguir a vida religiosa, recusou casamentos e abdicou ao trono. Aos 19 anos, entrou para o Mosteiro de Odivelas. Depois ingressou no Mosteiro de Jesus, em Aveiro, onde vestiu o hábito de dominicana secular em 1472, obedecendo a todas as regras com louvável rigor e se dedicando aos serviços mais humildes.

Morreu em 12 de maio de 1490, aos 38 anos. Foi sepultada no coro debaixo da capela do Mosteiro de Jesus, onde suas relíquias são guardadas até hoje. Foi beatificada pelo Papa Inocêncio XII, em 1693. E o Papa Paulo VI, a 5 de Janeiro de 1965, declarou-a protetora da cidade de Aveiro.

– No mesmo dia celebramos: Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio, Santo Epifânio

Oração

Santa Joana de Portugal, vós que tudo tivestes para imperar como soberana entre honras e riquezas, vós que escolhestes os pobres como um de vossos maiores amores, vós que em tudo procurastes proceder como Jesus, eu vos louvo profundamente pela vida que abraçastes e vos peço com todo o coração, que intercedais por mim a Deus, para que também eu e toda a humanidade possamos ter este grande desejo de santidade acima de todas as coisas. Amém!

Santa Joana de Portugal, rogai por nós.