18/08

santo do dia Santa Helena

Santa Helena

Santa Helena nasceu na Ásia Menor, no ano 255. Casou-se com Constâncio Cloro, que para tornar-ne imperador de Roma, se separou de Santa Helena para se casar com uma nobre. Com a separação, ficou longe de seu filho por 14 anos. Após a morte do Pai, o filho de Santa Helena, também chamado Constantino, a levou para a corte.

Auxiliado pela sabedoria de Santa Helena, que havia se convertido ao cristianismo, o filho tornou-se o supremo Imperador de Roma, recebendo o nome de Constantino, o grande. Constantino mandou cessar toda e qualquer perseguição contra os cristãos. Santa Helena passou a se dedicar na expansão da evangelização e crescimento do Cristianismo em todos os domínios romanos. Patrocinou a construção de igrejas católicas, de mosteiros e ajudou a organizar as obras de assistência aos pobres e doentes.

Morreu em 327, em Nicomédia, pouco depois de sua visita à Terra Santa.

– No mesmo dia celebramos: Santo Alberto Hurtado Cruchaga

 

Oração

Ó Deus, que concedestes a Santa Helena, mãe de Constantino, Imperador de Roma, a graça da piedade cristã e das resolutas atividades em prol da verdade histórica da fé, dai-me também ser sempre fiel trabalhador pela causa do Evangelho. Por Cristo Nosso Senhor, amém.

Santa Helena, rogai por nós.