02/11

santo do dia Dia de Finados

Dia de Finados

O Dia de Finados é a celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Dia para rezar e guardar na memória a lembrança dos que partiram para a vida eterna e estão em comunhão com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1 os cristãos rezam pelos falecidos e visitam os túmulos. No século 4, a memória dos mortos é incluída na celebração da Missa. A partir do século 5, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os falecidos. No século  XIII ficou estabelecido o dia 2 de novembro,  Dia de Finados.

Oração

Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos pelos que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que eles, tendo passado pela morte, participem do convívio de Vossos Santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que suas almas nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-los com os Vossos Santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhes os pecados para que alcancem juntos a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém.