28/09

santo do dia São Venceslau

São Venceslau

Venceslau nasceu em 907 na Boêmia. Seu pai, o rei, era um homem de caráter e sábio, porém, sua mãe era uma mulher sem escrúpulos e queria ser a governante com plenos poderes. Venceslau herdou a fé e a bondade do pai. Além disso, sua avó educou o neto no conhecimento de Deus e nas virtudes cristãs. O santo se tornou um homem reto com formação e caráter cristãos.

Antes de falecer, o rei, sabendo da retidão de Venceslau, transferiu para ele a herança do trono, porém a rainha tomou o poder e começou a perseguir violentamente os cristãos. Seu primeiro ato foi fazer com que o cristianismo não fosse mais a religião oficial do reino. Venceslau retomou o poder restabeleceu o cristianismo como religião oficial do reino.

Como rei, São Venceslau se destacou pela bondade e pelas virtudes cristãs. Inconformados com o carisma e o sucesso de Venceslau, sua mãe e irmão planejaram matá-lo. Em 28 de setembro de 929, seu irmão o assassinou diante do altar da capela. Foi uma tragédia que consternou todo o reino e países vizinhos.

O Corpo de São Wenceslau foi enterrado na Igreja de São Vito, na cidade de Praga. Desde então, o povo passou a venerá-lo como santo. Ele é padroeiro de Boêmia, Polônia e Hungria. No Século XVIII aconteceu sua canonização e o dia 28 de setembro, dia de sua morte, ficou marcado como o dia de sua festa.

Oração

Ó Deus, que destes a São Venceslau a graça de seguir e viver vossa doutrina mesmo ocupando a posição de rei, dai a todos os que desempenham função de governo e liderança a mesma graça, para que o vosso povo possa viver em paz, praticando as virtudes cristãs e vivendo já neste mundo, a justiça do Reino dos Céus.

Por nosso Senhor Jesus cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, amém.

São Venceslau, rogai opor nós.