Você está em:

Terra Santa: 50 anos da peregrinação de Paulo VI

Cidade do Vaticano (RV) – A peregrinação do Papa Paulo VI à Terra Santa completa 50 anos este mês. O pontífice visitou a terra de Jesus de 4 a 6 de janeiro de 1964.

Em vista desse evento, realiza-se em Concesio, na Itália, no próximo dia 10, um encontro sobre o significado ecumênico da visita do Papa Giovanni Battista Montini à Terra Santa.

O encontro é promovido pelo Instituto Paulo VI de Concesio, pelo Departamento de Ecumenismo da Diocese de Bréscia e pela Custódia da Terra Santa.

O Bispo de Bréscia, Dom Luciano Monari, saudará os participantes. A seguir, toma a palavra o Presidente do Instituto Paulo VI de Concesio, Pe. Angelo Maffeis. Depois, segue a palestra do Custódio da Terra Santa, Frei Pierbattista Pizzaballa, sobre o tema “A unidade da Igreja e a busca pela paz na Terra Santa”.

Será exibido o filme “De volta às origens: Paulo VI na Terra Santa”, produzido em 1964 pela Custódia da Terra Santa por ocasião da peregrinação do pontífice. O documentário, que circulou em várias partes da Itália logo após a sua visita, tinha desaparecido. Depois, em Milão, foram reencontrados alguns rolos do filme que foram restaurados em vista do 50° aniversário da peregrinação.

O filme é um documento histórico importante, pois mostra uma Terra Santa diferente, precedente à Guerra dos Seis Dias. Dentre as imagens memoráveis do filme, o comovente encontro ecumênico realizado, em Jerusalém, entre Paulo VI e o Patriarca Atenágoras de Constantinopla. (MJ)

 

Rádio Vaticana

VEJA TAMBÉM