Você está em:

Na oração, o Espírito Santo é o dom maior

Na oração pedimos tantas coisas, mas o maior dom que Deus nos dá é o Espírito Santo – esta a mensagem essencial da homilia do Papa Francisco na quinta-feira, dia 9 de outubro.

No Evangelho de S. Lucas neste dia podemos ler no capítulo 11, versículo 13 o seguinte: “Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!” Segundo o Santo Padre Jesus demonstra aos seus discípulos o que é a oração: pedir e procurar, porque quem procura encontra. E encontra sempre um Pai que é amor tal como também podemos ler na mesma leitura de Lucas: “Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?” E o nosso Pai estará sempre ali para nos dar o Espírito Santo – afirmou o Papa Francisco:

“É aquilo que o Senhor, o Pai nos dá de maior é o Espírito: o verdadeiro dom do Pai é aquele que a oração não ousa esperar.
“…Ele que é Pai dá-me aquilo e mais ainda: o dom, o Espírito Santo.”
A oração faz-se com o amigo Jesus, faz-se com o Pai e com o Espírito Santo – concluiu o Papa Francisco:

“ É Ele que nos acompanha e nos ensina a rezar. E a nossa oração deve ser assim, trinitária. Tantas vezes: ‘Mas você acredita?: Sim. No que crê?: em Deus; Mas o que é Deus para si? Não se escandalizem, mas Deus assim não existe! Existe o Pai, o Filho e o Espírito Santo: são pessoas, não são uma ideia no ar…. Este Deus spray não existe! Existem pessoas! Jesus é o companheiro de caminho que nos dá aquilo que pedimos; o Pai que trata de nós e nos ama; e o Espírito Santo que é o dom, é aquele a mais que dá o Pai, aquele que a nossa consciência não ousa esperar.” (RS)

 

Rádio Vaticana

VEJA TAMBÉM