Você está em:

Contemplar o Evangelho e não as telenovelas

Terça-feira, 3 de fevereiro, na Missa em Santa Marta o Papa Francisco exortou os cristãos a escutarem o Evangelho e não telenovelas. O Santo Padre sublinhou que a contemplação diária do Evangelho ajuda-nos a ter a verdadeira esperança.

Desenvolvendo a sua homilia a partir da passagem da Carta aos Hebreus que fala sobre a esperança, o Papa Francisco propôs a “oração de contemplação” que se faz com o Evangelho na mão lendo e refletindo sobre os acontecimentos:

“Como faço a contemplação com o Evangelho de hoje? Vejo que Jesus estava no meio da multidão, à sua volta estava muita multidão. Cinco vezes diz esta passagem a palavra ‘multidão’. Mas Jesus nunca descansava? Eu posso pensar: ‘Sempre com a multidão…’ Mas a maior parte da vida de Jesus é passada na estrada, com a multidão. Mas não descansava? Sim, uma vez diz o Evangelho, que dormia no barco mas veio a tempestade e os discípulos acordaram-no. Jesus estava continuamente entre a gente. E vê-se Jesus assim, contemplo Jesus assim, imagino Jesus assim. E digo a Jesus o que me vem de dizer-lhe.”

O Santo Padre sublinhou, desta forma, que a oração de contemplação ajuda-nos na esperança. Permite-nos fazer crescer a esperança se concedermos 15 minutos de atenção a uma pequena passagem do Evangelho – afirmou o Papa Francisco:

“…imagina o que aconteceu e fala com Jesus. Assim, o teu olhar estará fixo em Jesus e não tanto nas telenovelas, por exemplo. O teu ouvido estará fixo nas palavras de Jesus e não tanto nos mexericos do vizinho e da vizinha…”

Rádio Vaticana

VEJA TAMBÉM