Você está em:

Conselho: dom do Espírito Santo para fazer escolhas em comunhão com Deus


 

Peregrinos de várias partes do mundo acolheram com entusiasma o Papa Francisco na Praça de São Pedro para a audiência geral da quarta-feira. O Santo Padre prosseguiu  com a série de catequeses sobre os dons do Espírito Santo. Nesta semana, ele falou sobre o dom do Conselho, iniciando com a seguinte pergunta: “Como age este dom em nós?”

Entre os sete dons do Espírito Santo, aquele que nos torna capazes de fazer a escolha certa no nosso dia-a-dia, seguindo a lógica de Jesus e do seu Evangelho, é o dom do conselho – afirmou o Papa Francisco. Trata-se da ação do Espírito Santo que nos torna sensíveis à sua voz e orienta os nossos pensamentos, fazendo-nos assim crescer na virtude da prudência:

“O conselho é o dom com que o Espírito Santo torna capaz a nossa consciência de fazer uma escolha concreta em comunhão com Deus, segundo a lógica de Jesus e do seu Evangelho.”

Para fazer esta escolha concreta de comunhão com Deus – continuou o Santo Padre – é essencial na nossa vida a oração, pois ela nos torna dóceis a esta voz, fazendo com que deixemos de lado a nossa lógica pessoal, cheia de limitações, permitindo que mature em nós uma sintonia profunda com o Espírito.
“A condição essencial para conservar este dom é a oração…”

Por outro lado – sublinhou ainda o Papa – muitas vezes, podemos escutar a voz do Senhor que nos fala através dos nossos irmãos: é um grande dom poder contar com homens e mulheres que nos ajudam a reconhecer a vontade de Deus na nossa vida! De facto, é justamente isto o que deve acontecer numa comunidade cristã: devemo-nos apoiar mutuamente na fé, iluminando-nos uns aos outros no Espírito Santo – concluiu o Papa Francisco.

No final da catequese o Santo Padre saudou também os peregrinos de língua portuguesa:
“Saúdo com carinho todos os peregrinos de língua portuguesa, particularmente os fiéis de Leiria-Fátima e os diversos grupos do Brasil. Queridos amigos, peçamos ao Senhor o dom do conselho, para que, nas diversas circunstâncias da vida, saibamos encontrar o modo certo de falar e de nos comportarmos, de tal modo que o nosso testemunho favoreça a difusão do Evangelho. Que Deus vos abençoe!”
O Papa Francisco a todos deu a sua benção! (RS)
 

Rádio Vaticana

VEJA TAMBÉM