Audiência: o Sínodo sobre a Família, segundo o Papa Francisco

Milhares de peregrinos acolheram o Papa Francisco para a tradicional Audiência Geral das quarta-feiras. O tema da Catequese foi a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família, realizada no mês de Outubro – começando, assim, um novo ciclo de catequeses. O Santo Padre destacou que o Sínodo sobre “os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização foi um momento de grande liberdade, em que cada um dos participantes expôs o seu pensamento com sinceridade e confiança”.

O Papa Francisco contou ter pedido aos Padres sinodais que falassem com franqueza e coragem e ouvissem com humildade. Todos puderam falar com grande liberdade e as intervenções foram escutadas e recolhidas numa síntese, a qual foi objeto de debate nos grupos das várias nacionalidades que integraram o Sínodo e completada, dando origem ao Relatório Final. O Santo Padre lembrou ainda que o Sínodo desenvolveu-se  «cum Petro et sub Petro», isto é, com a presença do Papa, que é garantia para todos de liberdade e confiança. O Papa não deixou de declarar que “nenhuma intervenção colocou em discussão as verdades fundamentais do Sacramento do Matrimónio: a indissolubilidade, a unidade, a fidelidade e a abertura à vida”.

São três os documentos oficiais saídos do Sínodo – observou o Papa: “a Mensagem Final, o Relatório Final e o Discurso Final do Papa”. Este é o ponto de chegada de toda a reflexão, tendo agora sido enviada às Conferências Episcopais para se pronunciarem sobre ela e enviarem as suas propostas ao Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a família em Outubro do ano 2015.

O Sínodo não é um Parlamento – afirmou ainda o Santo Padre – mas um espaço protegido para o Espírito Santo poder agir no coração de todos. No Sínodo não há facções, mas um confronto entre o sentir íntimo dos Padres Sinodais.

“Agora o trabalho continua nas dioceses por meio da oração, da reflexão e do debate fraterno, tendo em vista o bem das famílias, da Igreja e da sociedade” – concluiu o Papa Francisco terminando a sua primeira catequese sobre a família.

Em seguida, o Santo Padre iniciou as saudações aos vários grupos de fiéis presentes tendo-se dirigido também aos peregrinos de língua poruguesa:

“Caríssimos peregrinos de língua portuguesa, saúdo-vos cordialmente a todos, nomeadamente ao grupo de jovens angolanos guiados pelo padre Estêvão Francisco Tollu, e peço-vos que acompanheis com a oração o caminho sinodal inteiro. A Virgem Mãe nos ajude a seguir a vontade de Deus, tomando as decisões que melhor convêm à família. Rezai também por mim! Deus vos abençoe.”

O Papa Francisco a todos deu a sua benção!

Rádio Vaticana