A missão dos pobres: Papa encontra-se com peregrinos franceses que vivem em condições precárias

«Rezai pelos culpados pela vossa pobreza a fim de que se convertam». É uma verdadeira «missão» confiada pelo Papa Francisco aos duzentos participantes na peregrinação das dioceses da província francesa de Lyon – guiada pelo cardeal Philippe Barbarin – entre os quais muitas pessoas que vivem em condições de dificuldade social. Recebendo-os na manhã de quarta-feira, 6 de julho, na sala Paulo VI, o Pontífice quis reafirmar a própria proximidade a todos os que experimentam situações de dor. Não por acaso, pouco antes, encontrou-se com os pais de Beau Solomon, jovem americano de dezenove anos que recentemente foi encontrado morto no Tibre.

Durante a longa audiência com os pobres franceses, Francisco falou sobre a «capacidade de acolher» que a exemplo de Jesus deve caracterizar cada cristão, independentemente da sua história ou do peso que carrega. No centenário do nascimento do padre José Wresinski – sacerdote que dedicou a existência para construir uma sociedade sem misérias e para reconhecer a dignidade dos mais necessitados – os peregrinos de Lyon transcorreram uma manhã «no coração da Igreja», como lhes garantiu o Papa Francisco no seu discurso.  Ele os comparou com Maria, José e Jesus na cena bíblica da fuga do Egito. Também eles, disse, «se sentiam atormentados: mas ali estava Deus».

«Rezai pelos
culpados pela vossa pobreza
a fim de que se convertam. Sorri-lhes
de coração»

Convicto da consciência da presença do Senhor nos sofrimentos dos homens, o Pontífice encorajou os voluntários que abraçaram o ideal de «vida partilhada» do padre Wresinski a «entrar na disposição de espírito» de quantos vivem na indigência, «restituindo-lhes uma identidade, uma dignidade». Particularmente significativo foi o trecho acrescentado ao texto preparado de modo improvisado, em resposta ao pedido dos presentes para recordar à Igreja na França «que Jesus sofre à porta das nossas igrejas se não houvesse os pobres».

Evocando a advertência evangélica «ai dos ricos, dos sábios, de quantos gostam de ser adulados», o Papa pediu precisamente aos pobres para rezar pela conversão dos que não têm compaixão. «Sorri-lhes de coração» – disse-lhes

Da Redação, com a Rádio Vaticano