Você está em:

Vigília Pascal: fiéis se reúnem para celebrar a ressurreição de Jesus

A Vigília Pascal, celebrada neste sábado, dia 30, é um convite da Igreja Católica para os cristãos se reunirem em oração para celebrar a ressurreição de Jesus. No Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, o arcebispo  dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a celebração concelebrada pelos padres Sacramentinos.

Dom Walmor ressaltou que o Tempo Pascal é uma grande oportunidade para fecundar no coração a presença de Deus, com alegria e a força do Seu amor. O Arcebispo foi aplaudido ao dizer que “Temos que abrir o nosso coração para Cristo. Vejam como temos, muitas vezes, dificuldade para abrir mão de coisas que nem são essenciais para nós. Guardamos coisas no guarda-roupas que poderiam ser doadas para nossos irmãos. Quantas vezes não queremos ceder, não queremos doar. E Deus nos deu o seu próprio filho. Vamos refletir. Desejo de coração que todos tenham uma feliz e santa Páscoa”.

A celebração da Vigília é divide em quatro momentos: bênção do fogo, do Círio Pascal, da água batismal e a Celebração Eucarística.
 
O Fogo Novo lembra a fé, a luz e a vida que Cristo nos trouxe e que deve influenciar toda a nossa vida. Com o Fogo Novo, acende-se uma grande vela, o Círio Pascal, que é levado para a igreja e benzido solenemente. Na bênção da fonte batismal são realizadas leituras. Na última parte da Vigília Pascal há a celebração da Santa Missa. Terminada a celebração, os fiéis voltam para seus lares, cada família levando uma vela acesa, representando a luz de Cristo.

 
A celebração foi transmitida pela Tv Horizonte (19 UHF, 22 NET, 24 OI, 15 – Sabará, 57 – Caeté, 58 – Ibirité e 39 – Poços de Caldas), emissora da Rede Catedral de Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte. 

– Veja mais fotos aqui.

Imprensa:

Rádio Itatiaia
Rádio Band News

Celebração dos bispos-auxiliares:

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidiu a Vigília Pascal com fiéis da Paróquia Santos Anjos da Guarda, bairro Caiçara.

Dom Luiz Gonzaga Fechio celebrou na Comunidade Imaculada Conceição – Paróquia São Sebastião, em Brumadinho.

Dom João Justino de Medeiros Silva presidiu celebração na Comunidade São José – Paróquia São Sebastião, em Sabará.

Na Paróquia São Domingos, bairro Ribeiro de Abreu, os fiéis se reuniram para assistir a celebração da Vigília Pascal presidida por dom  Wilson Angotti.


– Veja mais fotos da celebração aqui.

 

 

 

 

Acompanhe a programação da Semana Santa na Arquidiocese de BH.

Veja também a programação nas paróquias.