Você está em:

[Vídeo] Pascom da Arquidiocese participa de encontro da Forania Santa Efigênia

Mais de 70 pessoas, representantes de sete paróquias que integram a Forania Santa Efigênia estiveram, reunidas neste sábado, 27, para refletir a comunicação dentro da Igreja. O encontro, que contou com a presença de padres, religiosos e leigos, abordou o papel da Pastoral da Comunicação (Pascom) na vida das Paróquias.

A coordenadora da Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de Belo Horizonte, Ir. Maria Alba Vega, fsp, realizou uma palestra em que abordou o grande objetivo da Pascom: promover a integração das diversas pastorais. Para Maria Alba, o caminho para formar uma equipe de comunicação forte e atuante é buscar a participação da juventude.

Ao explicar o objetivo da comunicação no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte, a religiosa citou o evangelista Marcos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”(Mc 16:15). Para que esta missão seja cumprida, Maria Alba destacou a importância de todos se engajarem na Campanha Faço Parte, da Arquidiocese de Belo Horizonte, que objetiva manter os veículos de comunicação que integram a Catedral – Rede de Comunicação Católica, o Santuário Nossa Senhora da Piedade (Padroeira de Minas Gerais) e a edificação da Catedral Cristo Rei.

O anfitrião do encontro, padre Alexandre Fernandes, pároco da igreja Nossa Senhora Rainha,que fica no Belvedere, em Belo Horizonte (MG), completou ao dizer que “a Catedral Cristo Rei não será somente um espaço físico, mas lugar de irradiação da fé”. O pároco lembrou que a Catedral acolherá, entre outras instituições, os veículos de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Padre Alexandre lembrou que a comunicação é um processo inerente à vida e convidou todos os presentes a seguirem o grande modelo de comunicador: Jesus Cristo, que mesmo sem os atuais meios de comunicação, levou a Palavra de Deus para multidões.

Entre outros importantes momentos do encontro, esteve uma apresentação teatral que, por meio da comédia, ensina qual o papel do agente de pastoral na vida da Igreja.