Você está em:

Vaticano: Dom Walmor celebra Missa no Colégio Pio Brasileiro


O arcebispo dom Walmor presidiu a tradicional Missa pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrada em Roma no Colégio Pio Brasileiro. Dom Walmor foi aluno da Instituição, que se detica à formação de sacerdotes.

A capela do Pio Brasileiro ficou lotada de padres, religiosas e da comunidade brasileira que vive na capital italiana. Para dom Walmor, foi uma alegria presidir a celebração eucarística exatamente no dia de Nossa Senhora Aparecida, pois, há 42 anos, uma semana após sua chegada a Roma para estudar no Pio Brasileiro, participou exatamente desta missa do dia 12 de outubro. “Eu tinha apenas 23 anos e um mês de ordenado. Sinto muita gratidão por esse lugar. O Pio Brasileiro é um pulmão importante para a Igreja do Brasil”, afirmou o presidente da CNBB.

Em sua homilia, dom Walmor afirmou que, mesmo diante de todas as dificuldades que enfrentamos, nunca podemos nos sentir sozinhos porque a Mãe Aparecida caminha conosco.

“A festa da Mãe Aparecida reaviva em nós a ideia de que somos discípulos e discípulas. Ela é a mãe de todos e não nos deixa sozinhos no desafio da missionariedade. Nunca se ouviu dizer que quem a ela recorre tenha sido abandonado”

Sobre o evangelho de hoje, das Bodas de Caná, dom Walmor meditou sobre a frase “Fazei tudo o que Ele vos disser”: “Não é fazer por fazer, não é fazer por nossas aptidões, é o fazer que nasce do sentido da oferta, a oferta que a gente tem que fazer de si próprio todos os dias”, explicou.

O arcebispo dom Walmor, que preside  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está em Roma desde o início do mês, participando do Sínodo dos Bispos para a Amazônia.