Sexta-feira Santa: Ação Litúrgica da Paixão do Senhor

Na Sexta-feira Santa a Igreja Católica se dedica à contemplação dos sofrimentos de Jesus. Este é o único dia do ano em que não há a celebração da Eucaristia, mas a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, que tradicionalmente é realizada às 15 horas e é composta por três momentos: leituras e orações, Adoração da Cruz e a Comunhão, que é consagrada na véspera, durante a Missa da Ceia do Senhor.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Ação Litúrgica com centenas de fiéis no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição, bairro Lagoinha, nesta sexta-feira, dia 29 de março.

No início da celebração, em um gesto de humildade, o arcebispo se prostrou diante do altar. Os fiéis acompanharam em silêncio as leituras e reverenciaram a Imagem de Jesus durante a Adoração da Cruz.

Dom Walmor ressaltou a importância do momento: “Cristo morreu e ressuscitou para nos garantir a vida, oremos uns pelos outros, ao redor do senhor crucificado e vamos levar em nossos corações, o ato de entrega de Jesus por nós”.

Clique aqui para ver mais fotos da Ação Litúrgica.

Clique aqui para assistir a reportagem da TV Globo.

Celebrações Bispos Auxiliares:

Dom João Justino esteve na Paróquia São Judas Tadeu celebrando a Ação Litúrgica junto com os fiéis de Nova Lima.

Dom Wilson Angotti se reuniu com os fiéis de Santa Luzia para celebrar a Ação Litúrgica na Paróquia Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida.

No Santuário Arquidiocesano São Paulo da Cruz, no Barreiro de Baixo, centenas de fiéis participaram da Ação Litúrgica presidida por dom Luiz Gonzaga Fechio com a participação dos religiosos Passionistas.

Dom Luiz lembrou que a Sexta-feira Santa é um dia de renúncia, sacrifício, abnegação e oração. “Que cada um de nós que hoje está aqui, possa olhar para a cruz e pensar no que está disposto a fazer pelos outros, pelas pessoas que amamos. Que este momento diante da cruz seja fecundo, de reflexão e muito profundo.”

– Veja mais fotos aqui.

Acompanhe a programação da Semana Santa na Arquidiocese de BH.

Veja também a programação nas paróquias.