Você está em:

Serviço social da Paróquia Santo Antônio apoia população na região de Venda Nova

O Projeto Casa de Nazaré, Ação Social da Paróquia Santo Antônio, em Venda Nova, é lugar de amparo e promoção humana. O serviço é aberto a toda a comunidade oferecendo clínica social com diversas especialidades na área de saúde, aulas de ballet e violão, além de uma programação envolvendo atividades físicas, culturais e artísticas.

 

A Clínica Social realiza, mensalmente, 480 atendimentos mensais na área  da psicologia, contando com seis profissionais; uma psicopedagoga realiza 192 atendimentos e uma fonoaudióloga 48.  Ainda são oferecidas aulas de ioga, duas vezes na semana, a três turmas com pessoas  de todas as faixas etárias. Um trabalho que  ajuda na melhora da qualidade vida, particularmente por trabalhar aspectos relacionados à saúde física e emocional, contribuindo ainda para socialização dos alunos.

Há 17 anos, o grupo de convivência reúne adultos de todas as idades promovendo dinâmicas com propostas de valorização da vida, abordadas por meio esquetes, palestras, reflexões e partilhas. Atividades como a dança sênior, voltada para a terceira idade, trabalhos de memorização, coordenação motora e  integração atraem sempre mais participantes.

O lazer inclui jogos de tabuleiro e memorização, além dos passeios em cidades vizinhas e da participação em um  projeto de um shopping situado na Região Leste de Belo Horizonte. As pessoas assistem a uma palestra e a um filme relacionado com o tema – em geral sobre convicência, saúde, lazer, direito do idoso –  tomam chá e retornam às suas casas com muitas novidades para compartilhar com a família e a comunidade.  Os trabalhos manuais  ajudam a preservar ou recuperar as habilidades. Os idosos aprendem a fazer enfeites e lembrancinhas em feltro, emborrachado e materiais similares.

 

Jovens e adultos com talento para a música têm a oportunidade de se desenvolver frequentando aulas de violão. São duas turmas, ao todo,  20 alunos com idades entre nove e 60 anos. 

A escola de Ballet  é referência na região. São 400 alunas orientadas por três professoras. São 14 turmas, formadas conforme a idade – a partir dos 3 anos – e o estágio de aprendizado. As meninas se apresentam em quase todas as fetividades promovidas pela Igreja e também por outras instituições. No dia das mães, por exemplo, elas dançaram em um shopping.

 

No final do ano a escola organiza um festival de dança, geralmente no teatro do Colégio Pio XII. Mas, no ano passado, uma  turma  se apresentou no Teatro da Faje. Além de atrair crianças e adolescentes apaixonadas pela dança, o Ballet da Paróquia Santo Antônio funciona como coadjuvante nas terapias  de crianças atendidas pelas psicólogas das obras sociais.

As senhoras da comunidades   participam de cursos que visam à geração de emprego e renda, dando oportunidade também para a socialização. As oficinas de atesanatos são orientadas por uma professora voluntária que ensina crochet, corte e costura,  pintura em tecido  e outras técnicas.

 

A Paróquia também oferece, na Casa de Nazaré, um curso de Inglês, ministrado a aproximadamente 5 anos, ajuda jovens e adultos a se capacitarem para o mercado de trabalho. São 45 alunos com idades a partir de dos cinco anos, distribuídos em quatro. Alguns, já têm domínio do idioma. E uma bliblioteca reforça o gosto pela leitura.

Um professora voluntária, graduada em artes, leciona Desenho Artístico. O curso é bastante técnico e de alta qualidade. Muitos alunos aproveitam a base adquirida  e  entram na faculdade de desenho. Há ambém os que retornam, depois de concluir a faculdade, oferendo-se para ajudar no  projeto social.