Você está em:

Ser cristão no mundo de hoje

 

A sociedade atual necessita de uma renovação dos conteúdos da fé. Uma evangelização que, além de oferecer sólida fundamentação da fé, seja capaz de ajudar o cristão a converter-se e a comprometer-se no seio de uma comunidade cristã para a transformação do mundo.


Mas o que é a fé?

Fé é seguir o caminho de Jesus. Ela não é só adesão intelectual, mas opção de vida. Uma adesão de toda a pessoa humana a Cristo, a Deus e ao seu projeto para o mundo.

Aceitar Deus na própria vida e colocar- se no seguimento de Jesus são opções profundamente pessoais, mas que se realizam na comunidade fraterna, juntando-se aos outros discípulos.

 

A nós é confiada a missão de levar o Evangelho a todos e até os confins da terra
Comunicar, com alegria e confiança, a Boa Notícia da salvação como bem maior de nossa vida

A fé cristã é, também, missionária. Quem crê testemunha sua fé, anuncia Jesus, empenha-se na libertação do homem e sente a necessidade de estar sempre celebrando a Trindade, ou seja, vive a sua fé de forma integral: procura a celebração da fé nos sacramentos, busca o conhecimento da Palavra de Deus e a confissão da fé na vida cotidiana. Nesse sentido, percebemos como a fé e a vida estão integradas no cristão. Por isso, celebramos as nossas vitórias, conquistas, fracassos, alegrias, esperanças e tristezas. Também pedimos o perdão de nossas omissões e injustiças, reconhecendo a presença do Deus libertador em nossa caminhada.  

Deus que nos ama na sua forma misericordiosa e incondicional não espera apenas que o amemos, ou que saibamos que Ele se faz presente em nós, mas quer também que nos deixemos amar por Ele. E o amor que existe em Deus Trindade é tão grande que  se expande e espalha por todo o mundo. Nossa missão é esta: deixar o amor de Deus espalhar-se pelo mundo, nos corações das pessoas. Esse é o jeito de amar de Deus. Por meio de nossos gestos e ações, Ele resgata vida, resgata pessoas.

Deixar-nos influenciar por esse amor de Deus desperta nossa vocação, pois ela é iniciativa de Deus que nos convoca para uma missão e é também resposta que damos a Ele, colocando-nos à sua disposição. Somos chamados a ofertar nosso coração, nossa voz, todo o nosso ser a Deus e tornarmo-nos instrumento do seu amor para com o ser humano. Somos chamados a dar continuidade às iniciativas e à abertura do caminho feito pelos profetas, apóstolos e discípulos de Jesus. E tudo isso acontece por causa do nosso Batismo. É o nosso Batismo que nos faz seguidores de Jesus. A fé veio ao nosso encontro quando fomos batizados.

Como afirma o evangelista Mateus, a nós é confiada a missão de levar o Evangelho a todos e até os confins da terra. Comunicar, com alegria e confiança, a Boa Notícia da salvação como bem maior de nossa vida. Ajudar as pessoas a estabelecerem uma relação de fé na perspectiva da revelação de Deus para nós. Assim acolhemos a experiência de Deus como matéria-prima de nossa prática evangelizadora.

 

Neuza Silveira de Souza
Coordenadora da Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de BH