Você está em:

Seminário: A mineração e o cuidado com a Casa Comum – 17 e 18 de maio

Nos dias 17 e 18 de maio, a Arquidiocese de BH recebe o Monsenhor Bruno-Marie Duffé, do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, para o Seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum”.

O encontro vai refletir sobre a missão da Igreja Católica na defesa da Casa Comum e seu necessário posicionamento para uma urgente revisão do modelo econômico extrativista, além de divulgar a posição da Igreja, inspirada por sua Doutrina Social, a fim de orientar a opinião pública e apoiar as comunidades, grupos e movimentos que se empenham em defesa dos territórios.

O Dicastério também irá manifestar solidariedade às vítimas de Brumadinho e apoio à Igreja empenhada em defesa da vida. Monsenhor Duffé visitará o Município no dia 18.

O Seminário “A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum” é organizado pela Arquidiocese de Belo Horizonte, a partir da PUC Minas e da Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), pela CNBB ( a partir do grupo de trabalho dedicado à mineração) e a Rede Igrejas e Mineração (uma plataforma ecumênica que articula Igrejas Cristãs nos países do continente americano).

As inscrições para o dia 17 de maio podem ser realizadas neste link.

:: Confira a programação completa:

Sexta-feira – 17 de maio
Faça a sua inscrição.

Sexta-feira, 17 de maio, no Museu de Ciências Naturais PUC Minas (Av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

  • 16h – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
    BOAS VINDAS – Dom Walmor de Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Presidente da CNBB.
  • Abertura e mediação do painel – O cenário da mineração em MG e no Brasil: Frei Rodrigo de Castro Amédée Péret. GT Mineração da CNBB e Rede Igrejas e Mineração.
  • As múltiplas realidades sociais em Brumadinho. Marina Oliveira, Articuladora Social da Arquidiocese de Belo Horizonte, moradora de Brumadinho)
  • As estratégias utilizadas para a divisão das Comunidades. Dr. André Sperling (Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais)
  • As Políticas Públicas em defesa dos territórios e das comunidades. Dra. Caroline Morishita (Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais)
  • A missão da Igreja: novos caminhos frente à mineração, em Minas Gerais e no Brasil. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH e Reitor da PUC Minas e Dom Sebastião Lima Duarte, Presidente do GT Mineração da CNBB.
  • Ecologia Integral para a Vida da Casa Comum. Reflexão do Reverendíssimo Monsenhor Bruno-Marie Duffé, Secretário do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano.
  • Debate
  • Abertura da Exposição Fotográfica “Piedade de Minas”, no hall do Museu da PUC Minas.

Sábado, 18 de maio, – Sábado da Compaixão e da Solidariedade – Visita e Celebração da Esperança, em Brumadinho
Participação livre (inscrição necessária apenas para o dia 17/05)

  • 9h às 11h – Córrego do Feijão (na igreja), com momento celebrativo e procissão até a lama.
  • 13h às 17h – Parque da Cachoeira (na igreja), com momento celebrativo e procissão até a lama.
  • 18h às 19h – Missa da Esperança – Celebração na Igreja Matriz de Brumadinho (Paróquia São Sebastião)

Para mais informações ou dúvidas: aderi@pucminas.br