Você está em:

Semana do Turismo na PUC Minas “Religiosidade, uma perspectiva para o turismo”

A PUC Minas convida para a Semana do Turismo que terá como tema “Religiosidade, uma perspectiva para o turismo”.  Entre os dia 5 e 10 de outubro, na Unidade Coração Eucarístico, especialistas irão apresentar palestras sobre temas ligados ao turismo religioso e também serão realizadas oficinas. Veja abaixo a programação completa.
 
5/10 – ABERTURA – AUDITÓRIO 2 – 19h 
-Turismo religioso: uma proposta cultural – Padre José Cândido da Silva (Pároco da Paróquia São Sebastião, no Barro Preto, em Belo Horizonte, Mestre em Teologia, professor da PUC-Minas e do Instituto Santo Tomás de Aquino e apresentador do programa “Questão de Fé”, da TV Horizontes) 
– Exposição Itinerante sobre a história do Santuário de Nossa Senhora da Piedade 
– Apresentação de Guarda de Congos 
 
6/10 – PALESTRAS – SALA MULTIMEIOS – 19h 
– As diversas matrizes religiosas no contexto do Turismo Religioso – Prof. Aurino Góis (Professor da PUC-Minas e doutor em Geografia com tese sobre o espaço e território das religiões de matrizes africanas: candomblé e umbanda) 
– Pastoral do Turismo e Pastoral da Cultura: Mãos dadas para o futuro – Prof. Josimar Azevedo (Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pastoral da Cultura – Nepac PUC-Minas – e doutor em Teologia, com atuação em temas ligados à cultura, religiosidade e catolicismo popular) 
 
7/10 – PALESTRAS/OFICINAS E DEBATES – SALA MULTIMEIOS – 19h 
– Caminho de Santiago: um ambiente de cultura e fé – Gabriela Maria Ladeira Ferreira Torres (Arquiteta, Urbanista, Estilista de Moda e Membro da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago) 
– Turismo Religioso e Inclusão – Marcelo Fica Bem (Turismólogo e Coordenador Nacional dos Interpretes Católicos da Pastoral dos Surdos) 

8/10 – PALESTRAS/OFICINAS E DEBATES – SALA MULTIMEIOS – 19h 
– A gastronomia religiosa como produto turístico: o queijo do Frei Rosário – Vani Maria Pedrosa (Chef, professora e especialista em pesquisas gastronômicas – Senac-MG) 
– Enoturismo: um brinde ao Turismo – Sylvia Helena Resende Simão (Membro da Associação Brasileira de Sommeliers Minas Gerais e colunista da Revista Minas Gourmet Profissional) 
 
9/10 – ENCERRAMENTO – AUDITÓRIO 2 – 19h 
– Projeto CRER – Caminho Religioso da Estrada Real – Nathália Farah (Superintendente de Estruturas do Turismo – Setur-MG) 
 
10/10 – OFICINA DE TAPEÇARIA DE PROCISSÃO – 9h