Você está em:

Secretariado Arquidiocesano de Juventude realiza reunião para apresentar nova equipe e projetos

Em reunião conduzida por dom Vicente, bispo auxiliar para a Juventude, o SAJ – Secretariado Arquidiocesano de Juventude apresentou nova equipe e projetos.

Participaram da reunião leigos e leigas, presbíteros, religiosos e religiosas, coordenadores de pastorais, de grupos jovens e padre Joel Maria dos Santos, responsável pelo Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral (VEAP).

No início da reunião, dom Vicente explicou o funcionamento do SAJ, sua antiga estrutura e apresentou a nova secretária. Em sua nova composição, no que se refere à coordenação geral, o SAJ ficou assim estruturado: equipe de coordenação composta por dom Vicente, padre Joel Maria, a secretária Clésia e Diácono Thiago Augusto, representando os presbíteros de cada Região Episcopal que formam o grande conselho do SAJ.

Além da equipe de coordenação, também fazem parte: presbíteros representantes das Regiões Episcopais, representantes do CAMENC (Conselho Arquidiocesano das Associações, Movimentos e Novas Comunidades), representantes da Vida Religiosa, da Pastoral Universitária, do Ministério Jovem, da PJ (Pastoral da Juventude), do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e representante do SAVIC (Sistema de Apoio à Vida Carismática).

Ainda como parte do SAJ está a equipe de comunicação e eventos, que terá o acompanhamento de profissionais de comunicação das Regiões Episcopais que atuam junto à Pascom (Pastoral da Comunicação) da Arquidiocese.

Ao fim do encontro, dom Vicente falou sobre o Ano Missionário na Arquidiocese de Belo Horizonte, que terá abertura em outubro deste ano nas quatro Regiões Episcopais, com término em outubro de 2019. O objetivo central dessa ação é formar e fortalecer comunidades nas vilas e favelas, sem esquecer dos pilares: Eucaristia, Palavra e Caridade.